quinta, 25 de abril de 2024

Sem acordo, votação da PEC do Trabalho Escravo fica para esta quarta

09 maio 2012 - 09h29Por Estadão
A votação da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, cuja previsão era de acontecer na terça-feira, foi adiada para esta quarta, 9, devido à falta de acordo entre os partidos políticos e à pressão da bancada ruralista da Câmara dos Deputados. Os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), vão se reunir para tentar encerrar o impasse.

A bancada ruralista defende uma definição mais precisa sobre a punição de perda da propriedade, se comprovada responsabilidade sobre a manutenção de trabalhadores em situação semelhante à do trabalho escravo. Os deputados da bancada ruralista consideraram o texto da proposta genérico, sem detalhes exatos.

Na noite da terça, a discussão sobre o assunto durou além do esperado e mesmo o apoio do governo e a pressão de organizações da sociedade civil foram insuficientes para assegurar a votação da PEC que permite a expropriação de terras nas quais seja constatado o uso de mão de obra escrava. A decisão pelo adiamento foi definida durante reunião dos líderes partidários.

Esclarecimentos

Para o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), que representa parte da bancada ruralista, as 'lacunas' existentes no texto da proposta podem levar a abusos de autoridade no momento da fiscalização. 'O que preocupa alguns parlamentares é a questão da subjetividade. Nós teremos dificuldade de saber como será a atuação do fiscal, se ele poderá fazer a expropriação de qualquer maneira', disse o líder.

A Câmara, porém, não pode mais alterar o texto. A proposta está pronta para ser votada em segundo turno, e por isso há esforços por acordo no Senado. Os líderes partidários pretendem que os senadores incluam os detalhes solicitados pela bancada ruralista, uma vez que o projeto ainda vai para o Senado.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que há pontos não esclarecidos no texto. Um desses aspectos é o que se refere aos flagrantes de trabalho escravo em terras arrendadas ou de imóveis urbanos alugados, cujos proprietários não têm relação direta com o crime e, mesmo assim, estão sujeitos a perder os terrenos.

Tramitação

O projeto vai à votação depois de dez anos tramitando no Congresso. A pressão em favor da aprovação do texto conta com a colaboração de organizações da sociedade civil, centrais sindicais e do governo, que estão se mobilizando desde o ano passado para a votação.

Desde março deste ano, funciona na Câmara a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo, criada para investigar denúncias sobre essa prática com base em lista elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Atualmente, 292 empregadores estão na relação, acusados de explorar mão de obra de forma análoga à escravidão.

De acordo com o Ministério, entre 1995 e março deste ano, 42.116 trabalhadores submetidos a trabalho escravo foram resgatados e mais de R$ 70 milhões de verbas rescisórias foram pagas.

No ano passado, 2.271 trabalhadores pelos grupos móveis de fiscalização, que promoveram 158 ações em 320 fazendas e estabelecimentos. Na semana passada, a Superintendência Regional do Ministério no Tocantins resgatou 96 trabalhadores em situação análoga à de escravo em 11 carvoarias do estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue