domingo, 28 de abril de 2024
Fronteira Brasil-Paraguai

3º Encontro de Turismo de Fronteira será aberto nesta sexta-feira

15 novembro 2016 - 08h02
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, realiza a partir da próxima sexta-feira, dia 18, o 3º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil-Paraguai. O evento vai reunir vários municípios brasileiros e paraguaios da região de fronteira.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Eduardo Gaúna, durante a gestão do prefeito Ludimar Novais, vários eventos vem sendo realizados em Ponta Porã, no sentido de fomentar o turismo local e regional. "E este evento que vamos realizar em novembro, visa justamente ampliar as discussões para que possamos possibilitar o crescimento da indústria do turismo", destacou.


O evento, segundo Gaúna, está marcado para a próxima semana, dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo). No primeiro dia, às 18h30min. será feito o credenciamento dos participantes, com abertura prevista para às 19h. Logo depois, às 19h30min. está prevista a primeira palestra com o tema: "O turismo na fronteira do Brasil com o Paraguai", que será proferida pela ministra Marcela Bacigalulpo, da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur). A seguir, às 20h, será a vez de Allan Costa, abordar o tema: "Dilemas éticos para o mundo corporativo".

Já no sábado, o evento será retomado às 8h30min., com Mesa Redonda, discutindo: "O turismo como alternativa para a Fronteira – Gargalos e Oportunidades", tendo como moderador Daniel Real. Às 8h45min. Lis Baptista, do Paraguai, e Anderson Carpes, do Brasil, vão discorrer sobre "Uma fronteira de possibilidades". Às 9h30min., Alexandra Sampaio, da CNC, vai abordar "Vantagem competitiva para o turismo". Às 10h30min. Guilherme Paulus, da CVC, está convidado para falar sobre "Os passos para profissionalizar o destino para o mercado". Logo depois, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), deverá enviar representante para abordar o tema: "Como vender para o mercado nacional e internacional". Ainda na parte da manhã, os palestrantes vão responder perguntas dos participantes.

Os trabalhos serão retomados às 14h40min. com a apresentação e validação das propostas para o turismo da fronteira, tendo como moderador da mesa redonda, Daniel Real. Na parte final do encontro, Lis Baptista (Senatur/Py), fará pronunciamento e logo depois, o secretário de Turismo da Prefeitura de Ponta Porã, Eduardo Gaúna.

Ainda como parte da programação, às 19h do dia 19, os participantes do encontro serão convidados a visitar o Parque Histórico Colônia de Dourados, com visita ao museu e jantar no local. No domingo, dia 20/11, às 8h sai a comitiva para visita ao Parque Nacional de Cerro Corá, com circuito de aventuras. Às 12h almoço no Chacurru, no Paraguai, e às 15h retorno para Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

O secretário Eduardo Gaúna disse que o evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, tendo como parceiros a Câmara de Turismo da Federação do Comércio (Fecomércio), Sebrae, Senatur, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero e do Ponta Porã Sem Fronteira Convention & Visitors Bureau.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência