domingo, 28 de abril de 2024

Facebook: novo vírus se espalha pela rede; saiba como removê-lo

11 janeiro 2016 - 10h45Por G1
Oi, Ronaldo! Talvez você possa me ajudar. Nessa semana começou a aparecer postagens no meu perfil com uma história de traição onde o marido encontra a esposa tendo uma relação íntima com o amante. O problema é que eu não compartilhei esse post, e também não marquei os meus amigos. Mas nessa publicação aparece eu com mais 94 pessoas. Como faço para remover esse vírus? Aline

Olá, Aline! O problema que você está enfrentando, também já foi relatado por outros leitores. O que provavelmente está acontecendo em sua conta no Faebook é que foi instalado no navegador de internet do seu computador algum complemento malicioso. A praga virtual responsável pelas publicações no seu perfil realiza a prática de ‘phishing’ (roubo de informações eletrônicas). Além de obter as suas credenciais no Facebook, ela também realiza postagens com o objetivo de redirecionar a uma página falsa todos os seus amigos que clicarem sobre os links. Nessa página, será requerida a instalação de uma extensão falsa, a qual também irá realizar postagens nos perfis de que permitir a sua instalação.

Para remover a praga virtual, é preciso seguir os seguintes passos:

Google Chrome

1 – Abra o navegador e digite chrome://extensions/ na barra de endereços.

2 – Remova todas as extensões suspeitas instaladas, clicando no ícone em formato de lixeira ao lado da descrição da extensão.

Internet Explorer

1 - Abra o navegador e selecione a opção "ferramentas" posicionada no canto superior direito do programa.

2 - Clique em “Gerenciar Complementos”, localize a aba “barras de ferramentas e extensões”, selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.

Mozilla Firefox

1 - Abra o navegador e clique no menu principal.

2 - Localize no canto superior direito a opção "complementos", clique em "opções" e remova todas as extensões suspeitas, clicando no botão desativar.

Permissões de aplicativos no Facebook

Independente do navegador usado pelo leitor, também é recomendável que seja revistas todas as permissões concedidas a aplicativos de terceiros que possam postar em nome do dono do perfil. Para revisar as permissões de aplicativos, clique nesse link e remova todos os aplicativos suspeitos ou que você não lembrar qual a sua finalidade.

Como evitar ser marcado nas postagens maliciosas

O ideal é que nas configurações de privacidade esteja habilitada a opção que permite a análise prévia antes que o conteúdo seja publicado. Para habilitá-la, siga os passos abaixo:

Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após na opção "Configurações". Ou se preferir, nesse link.

Clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil. Deixe apenas a opção "somente eu".

Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.

Como identificar o modelo de memória instalada no PC?
Eu pretendo aumentar a memória do PC para deixá-lo mais rápido. Mas não tenho certeza sobre qual o modelo instalado. Você tem alguma sobre como identificar qual é o modelo de memória compatível com o meu computador? Guilherme

Olá, Guilherme! Para identificar quais são as especificações do módulo de memória RAM instalado no seu PC, você pode usar um programa gratuito chamado CPU-Z, disponível para download nesse link aqui. Através desse programa é possível obter todos os detalhes necessários para a identificação do modelo de memória que você precisa.

Privacidade das informações contidas numa planilha armazenada no Google Drive
Aquela planilha que você ensinou a criar no Google Drive corre o risco de ser acessada por outras pessoas enquanto ela estiver na internet? Neusa

Olá, Neusa! A planilha de controle de gastos pessoais é criada numa área restrita, para acessá-la será necessário informar as credenciais de segurança do proprietário da conta no Google Drive. Para garantir a segurança da informações contidas na planilha, é preciso ter a mesma precaução com o acesso indevido aos e-mails no Gmail.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência