segunda, 29 de abril de 2024

Fernanda Young fala pela primeira vez da filha com necessidades especiais

16 agosto 2012 - 14h30
G1


No palco do Encontro, a escritora Fernanda Young falou pela primeira vez sobre o problema da filha Catarina, de quatro anos. "Ela nasceu com uma doença congênita e tem hidrocefalia. Ela já operou duas vezes para colocar válvula.

Quando a gente é agraciado pela sorte de ter um filho especial é porque nós somos abençoados e somos capazes. Ela é uma menina muito inteligente. Foi uma bênção porque foi descoberto por milagre. Foi intuitivo, ela não chegou a convulsionar, eu percebi que ela tinha alguma coisa cedo. Eu estou escutando que é bom falar, mas eu nunca falo para não parecer que é um tipo de apelo", contou.

Fernanda faz questão de deixar o papel de coitadinha de lado. "A Catarina tem o sistema cognitivo muito avançado. Como ela ficou restrita nos movimentos, ela é muito envolvente, manipuladora demais. O que eu ensinei lá em casa é que não tem coitadinha. No início, a casa ficou muito codependente da dor dela e eu tive que lidar com isso e coloquei logo no colégio”, contou.

Isabel Fillardis, que também tem um filho com necessidades especiais, apoiou a escritora. “Você fez muito bem de ter falado. Tem que falar mais, não é apelativo. Eu também achava que seria, mas é que a gente passa por tanta dificuldade. Recentemente, eu recebi o depoimento de uma mãe e foi marcante porque eu senti tudo o que ela sentiu. Eu senti vergonha, senti inveja das outras mães porque tinham os filhos normais. E agora eu posso falar porque eu já senti. Tem muita mãe e pai ouvindo a gente em casa”, disse a atriz.

O filho de Isabel Fillardis, Jamal, de 9 anos, tem uma síndrome rara que compromete o desenvolvimento, a chamada Síndrome de West. “A gente descobriu quando ele tinha 5 meses. Começamos a fazer várias terapias com ele. Agora ele está na escola, mas não foi fácil. Não é fácil matricular nossos meninos na escola. Entendo o lado do ensino, mas se a gente não se ajudar e se o ensino não estiver disposto a recebê-los, não vai acontecer”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Projeto retira competência da Anvisa sobre adoção de bula digital

POLÍCIA

Homens são presos transportando celulares de maneira ilegal em caminhão de mudança

DIREITO E JUSTIÇA

Projeto torna crime o abandono dos filhos pelos pais no ambiente digital

REGIÃO

Jovem é preso com mais de 600 kg de maconha