sexta, 21 de junho de 2024

Governo estuda mais medidas para evitar a crise

Governo estuda mais medidas para evitar a crise

23 maio 2012 - 16h53Por Infomoney
O ministro Fazenda, Guido Mantega, informou em audiência pública, na última terça-feira (22), que o governo está estudando algumas medidas anticrise. Entre elas está a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeira) na portabilidade do crédito habitacional.

Segundo o ministro, o mutuário poderá renegociar um empréstimo habitacional contratado antes da atual queda Selic, com prazo de 15 a 20 anos, com taxa de juro elevada para os padrões atuais, sem o pagamento do IOF ou de qualquer outra taxa.

Conforme publicado no jornal Valor Econômico, Mantega acredita que as novas regras farão com que o próprio banco credor do mutuário tenha interesse em renegociara as condições do financiamento para reter o cliente.

Outras medidas

Com relação a inadimplência bancária, o ministro informou que o governo pretende evitar que no momento da reestruturação da dívida antiga sejam cobrados os tributos devidos.

O ministro também informou, que está sendo estuda uma medida para estimular a ampliação do crédito e dos prazos de financiamento de motos.

E por último, o ministro disse que o governo também estuda a desoneração do PIS/Cofins às empresas de saneamento básico, mas negou que haja uma decisão fechada. Segundo ele, o principal obstáculo à medida é o artigo 14 da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que obriga o governo a adotar medidas de compensação para a desoneração do PIS/Cofins.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VERDE/SUSTENTAVEL

Gretap: equipe do Governo de MS no Pantanal monitora áreas queimadas em busca de animais feridos

JUSTIÇA

Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

GERAL

Sistema lucrativo sustenta desinformação científica nas redes sociais

DETRAN

Detran-MS inicia novo leilão com Honda CG 2023/24 e Kia Cerato em destaque