domingo, 14 de abril de 2024
DIA DOS PAIS

Instituições promovem ações para incentivar paternidade responsável

12 agosto 2022 - 10h00Por ALEMS

Comemorado nacionalmente todo segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais convida à reflexão sobre a paternidade. No Brasil, só em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Porém, a paternidade vai muito além do registro em um documento.

Pensando em incentivar a paternidade responsável, instituições oferecem cursos que promovem e disseminam conhecimentos fundamentais aos pais. Dedicado à família, Willian Lino dos Santos participou de cursos como esses nas duas gestações da esposa Gabriela Rufino, servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Willian explica a importância dessas atividades. “A reunião com outros pais foi fundamental para mim e para minha esposa, pois na minha primeira experiência não fazia ideia de como cuidar da minha esposa. Com as reuniões, eu pude descobrir situações diferentes e como ajudar em cada uma delas, pude enxergar com outros olhos as dificuldades que minha esposa iria ter ao longo da gestação e poder tratá-la melhor nesses momentos, principalmente nos momentos de dores extremas, e, claro, correr atrás dos desejos estranhos”, detalha.

“Algo que foi muito importante pra nós foi a preparação na hora do parto, para tomar todo o cuidado com ela e com o bebê, desde quando ir ao hospital, acompanhar na entrada da sala, verificar os métodos que os enfermeiros e médicos iriam fazer, para que nada estivesse fora do padrão, além de como cuidar do bebê depois do nascimento. Todas essas informações nos tranquilizaram e me deixou mais confiante para cuidar da minha família”, destaca Willian.

Gabriela também afirma que a formação deixou o casal mais confiante para os desafios. “Ter feito o curso de pais durante as gestações dos nossos filhos foi muito importante, nos ajudou bastante, pois na primeira gestação não tivemos a oportunidade de ter nossa filha Vitória nos braços. Na segunda gravidez veio o Will, nela já tínhamos uma bagagem da anterior na parte teórica, mas dar continuidade no curso foi importante, ainda mais devido à pandemia que nos trouxe muita insegurança. Tínhamos apenas minha mãe como rede de apoio próxima nos ajudando, pois nossos familiares são todos residentes de Três Lagoas”, afirma.

A servidora ainda explica que o curso os amparou tanto nas questões psicológicas quanto nas questões fisiológicas do bebê e na criação do filho. “Foi um aprendizado muito importante, pois muito do que aprendemos ainda estamos colocando em prática em nossas vidas com o Will, fora que é uma forma de unir ainda mais o casal, é importante esse laço para toda família”, reflete.

Cursos

O curso “Pai Presente: Cuidado e Compromisso” é uma das formações disponíveis aos pais. Fruto de uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grando do Norte (UFRN), o curso foi pensado para atender à crescente demanda de pais ou futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto e nos cuidados no desenvolvimento da criança.

O objetivo da atividade é aumentar os vínculos dos homens com o filho ou filhos e, ao mesmo tempo, estimular o seu autocuidado com a saúde, promovendo uma paternidade ativa e consciente. O curso é oferecido de forma gratuita e a formação está disponível on-line a todos os cidadãos por meio deste link.

No Estado, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) oferece aos beneficiários, de forma presencial, o curso “Casal Grávido”. O intuito é ofertar acolhimento, esclarecimentos e instruções para casais sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. São oferecidas palestras mensais com profissionais das áreas de obstetrícia, anestesiologia, pediatria, nutrição, enfermagem e educação física, além de ações práticas em cuidados pré-natais e neonatais.

O programa foi implantado em Campo Grande em novembro de 2011. Em 2018, foi expandido para Dourados e Três Lagoas e, em 2019, chegou a Corumbá, Paranaíba e Ponta Porã. Neste link, os beneficiários têm acesso a todas as formas de contato para mais informações sobre o serviço.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa