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Mercedes de seis rodas custará cerca de meio milhão de dólares

Mercedes de seis rodas custará cerca de meio milhão de dólares

26 setembro 2013 - 14h20
G1



O Mercedes-Benz G63 AMG 6x6, jipão de seis rodas apresentado em março passado, deverá custar perto de meio milhão de dólares, segundo a montadora. O preço oficial é 379 mil euros, o equivalente a US$ 513 mil (R$ 1,14 milhão na cotação desta quarta).

Além de caro, o modelo também terá produção limitada. Segundo o site Autoblog.com, ele não será vendido no mercado norte-americano nem em países onde o volante dos carros fica do lado direito, como o Reino Unido e o Japão.
O veículo foi desenvolvido sob a grife esportiva AMG. Focado no terreno off-road, como é tradicional na gama, o G 63 AMG 6x6 tem motor V8 biturbo de 551 cavalos e 77,4 kgfm de torque, com tração nas seis rodas. Segundo a montadora alemã, ele é capaz de enfrentar as dunas mais altas e cruzar rios em trechos com até 1 m de profundidade.

O "jipão" tem 5,87 m de comprimento, quase 2,30 m de altura e 2,10 de largura, e a fabricante quis aliar a robustez do grandalhão, que ela chama de "exterior macho", ao tradicional conforto interno dos veículos de luxo.
"Quem pensa que este é um carro no estilo Rally Dakar está no caminho errado", diz o comunicado da Mercedes. "Os ocupantes conseguem desfrutar do nível mais alto de conforto possível, mesmo nas piores condições topográficas ou metereológicas", descreve a marca.

Além disso, o modelo possui um sistema de controle da pressão dos pneus, que permite ajustar a calibragem enquanto o veículo se movimenta. Para enfrentar terrenos mais difíceis, a transmissão conta com opção de relação mais reduzida das marchas. Os eixos são elevados, em comparação aos comuns, atributo até então utilizado apenas em carros militares, informa a fabricante.

Quando alguma roda perder o contato com o solo, o G 63 AMG possibilita o acionamento dos diferenciais blocantes, que são cinco no total, mesmo com o carro se deslocando. Desse modo, a força de tração será transferida para as rodas que tiverem contato com o piso. As rodas são de 37 polegadas. Junto ao "motorzão" de 5.5 litros, o modelo tem transmissão automática de sete marchas.

O carro utliza, basicamente, peças já existentes no Classe G, modelo que teve sua origem há 34 anos.

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