sexta, 26 de abril de 2024

Ministério da Saúde lança novo edital para o programa Mais Médicos

Ministério da Saúde lança novo edital para o programa Mais Médicos

16 janeiro 2015 - 10h00Por Bem Estar
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (15) um novo edital do programa Mais Médicos a fim de expandir o atendimento nas unidades básicas de saúde para 424 municípios que ainda não aderiram ao programa do governo federal.

Com isso, caso todos essas prefeituras decidam participar do Mais Médicos, o número de cidades atendidas pelo programa chegará a 4.209 dos 5.570 municípios brasileiros.

A expectativa da pasta é, também, expandir o atendimento em outras 1.076 cidades que já aderiram ao programa.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ainda não é possível afirmar quantas novas vagas serão criadas com o novo edital e qual o custo para o governo federal porque antes é preciso que os municípios manifestem o interesse de aderir ao programa.

"Só poderemos dizer quantas vagas nós temos à medida em que os municípios confirmem a adesão ao programa. [...] A dimensão de custos nós só apresentaremos no começo de fevereiro, porque, sem o número de vagas, não dá para estimar qual será o investimento", disse Chioro.

Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas – destes, 1.846 são brasileiros formados no país; 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros; e 11.429 são médicos cubanos.

Segundo as regras do novo edital, os municípios que podem ser contemplados terão entre os dias 16 e 29 deste mês para confirmar a participação na nova fase do programa. No mesmo período, serão realizadas as inscrições dos médicos brasileiros interessados em aderir ao programa.

Já os médicos formados no exterior, brasileiros ou não, poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 20 de abril. Caso o total de vagas oferecidas seja maior do que o número de inscritos, o governo, então, fará a convocação de médicos cubanos, assim como nas primeiras fases do programa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal