sexta, 03 de maio de 2024

ONU adverte sobre falta de recursos

18 junho 2012 - 08h30Por Infomoney
A obsessão do mundo pelo crescimento econômico ignora o rápido esgotamento dos recursos naturais, que em muitos casos é "irreversível", e compromete as gerações futuras.É o que assinala um relatório divulgado neste domingo na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A advertência está no "Relatório de Riqueza Inclusiva 2012", que propõe um novo indicador para impulsionar a sustentabilidade, o Índice de Riqueza Inclusiva (IWR, na sigla em inglês).
O relatório aponta que os países devem levar em conta não apenas parâmetros tradicionais como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas também outros indicadores que compõem a base produtiva de uma nação.

Entre as variáveis para compor o Índice de Riqueza Inclusiva, o estudo sugere uma ampla gama dos ativos de um país, como o "capital manufaturado" (infraestruturas, bens e investimentos), o "capital natural" (combustíveis fósseis, minerais, florestas, pescas e terras para a agricultura) e o "capital humano" (educação e habilidades).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS