quinta, 17 de abril de 2025

Papa pede que portas das igrejas estejam abertas, apesar de ameaça à segurança

Papa pede que portas das igrejas estejam abertas, apesar de ameaça à segurança

19 novembro 2015 - 11h00Por Agência Brasil
O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (18) que as portas das igrejas católicas de todo o mundo devem permanecer abertas, apesar das crescentes ameaças à segurança, na sequência dos atentados de sexta-feira (13) em Paris.

"Por favor, nada de portas blindadas na Igreja, tudo aberto", disse Francisco aos peregrinos. "Há lugares no mundo em que as portas não devem ser fechadas a chave", acrescentou.

O papa não se referiu especificamente aos atentados terroristas de sexta-feira em Paris, nos quais morreram 129 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.

As declarações de Francisco foram dadas em um contexto de intenso debate na Itália sobre a segurança do Vaticano e de Roma, vistos como potenciais alvos dos militantes islamitas.

"A Igreja foi encorajada a abrir as suas portas nestes tempos difíceis", destacou, referindo-se às pessoas à margem da instituição e aos milhares de migrantes que chegam à Europa. Ele pediu que esses migrantes sejam recebidos pelas paróquias europeias.

As autoridades italianas anunciaram esta semana o fechamento do espaço aéreo de Roma a drones (aparelhos aéreos não tripulados) durante as cerimônias do início do ano do jubileu, em 8 de dezembro, para as quais são esperados milhões de peregrinos.

A segurança foi também reforçada em aeroportos e estações de estradas de ferro, tendo sido destacadas mais 700 tropas nos espaços públicos de Roma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

ECONOMIA

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR em um mês

ECONOMIA

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

GERAL

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos