terça, 30 de abril de 2024
INTERNACIONAL

Parlamento da Venezuela prepara declaração de usurpação da Presidência

15 janeiro 2019 - 18h00Por Agência Brasil

A prisão e liberação no fim de semana do presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, deputado federal Juan Guaidó, deve gerar uma série de reações no Parlamento venezuelano. A Assembleia Nacional convocou para hoje (15/1), uma sessão para discutir a formalização da declaração de "usurpação da Presidência da República" .

A declaração faz menção indireta ao governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. O texto recomenda ainda um acordo internacional para ajuda humanitária no país. A crise na Venezuela se agravou nos últimos meses.

Guaidó, um dos principais líderes da oposição, comanda o debate. A disposição é para discutir declaração para, em seguida, declará-lo presidente da República. O documento prevê a anistia para os militares que contribuírem “para a defesa" da Carta Magna da Venezuela.

Na sua conta no Twitter, Guaidó agradeceu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que telefonou para ele prestando solidariedade pela prisão e, depois, libertação. “Agradeço ao deputado Bolsonaro [Eduardo], que expressou seu compromisso com os venezuelanos de respaldar nossa luta pela democracia.”

Para o Brasil, o segundo mandato de Maduro não é legítimo, a Assembleia Nacional Constituinte deve assumir o poder com a incumbência de promover novas eleições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário