quinta, 25 de abril de 2024

Posse do novo ministro da Indústria cria cenário favorável para desenvolvimento de MS

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou da cerimônia de transmissão de cargo para Armando Monteiro, ex-presidente da CNI

08 janeiro 2015 - 10h00Por Fiems

Mato Grosso do Sul vive um novo tempo. Com a posse do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, realizada nesta quarta-feira (07/01), no auditório do Banco Central, em Brasília (DF), cria-se um alinhamento efetivo entre Governo Federal, passando pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e chegando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com Fiems sendo a principal interlocutora desse processo. A análise é do presidente da Fiems, Sérgio Longen, que participou da solenidade de transmissão de cargo acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, pela deputada federal eleita Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e pelo superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

Segundo Sérgio Longen, pela primeira vez Mato Grosso do Sul alcançou um alinhamento que já mais foi construído nos anos anteriores. “Essa composição tem o Sistema Fiems atuando de maneira objetiva e direta para concretizar novas oportunidades de desenvolvimento econômico do nosso Estado a partir desse cenário que está sendo desenhado”, pontuou. Ele enxerga a posse do novo ministro como um sinal claro da presidente Dilma Rousseff de desejar a construção de uma política econômica mais austera, pois Armando Monteiro é empresário que conhece o setor industrial nacional com profundidade em virtude dos 8 anos que passou à frente da presidência da CNI (2002 a 2010). “Acredito que isso será possível de ser concretizado com ações concretas de desenvolvimento. Como presidente da CNI, ele já ajudou em muito o nosso Estado, liberando recursos para a construção das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi e reforma das unidades do Sesi e Senai para potencializar as ações do Sistema Fiems em apoio ao setor industrial sul-mato-grossense”, reforçou.

Em seu discurso de posse, Armando Monteiro disse que o País apresenta elevados custos, com um sistema tributário complexo que onera os investimento e exportações. “Temos deficiência na qualificação do capital humano e na qualidade da infraestrutura e inadequações na governança regulatória. Tudo isso desestimula o desenvolvimento das atividades produtivas, reduz nossa produção e nos torna menos competitivo, exigindo a necessidade de uma coordenação mais efetiva da política fiscal. O necessário ajuste macro não pode ter efeito paralisante sobre a agenda de promoção da competitividade. É preciso encontrar espaços para impulsionar e dar absoluto sentido de urgência a essa agenda”, afirmou, citando a criação de cinco eixos para estimular a competitividade do setor e espera contar com o apoio da CNI e dos governadores para construir essa nova agenda.

Repercussão

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de transmissão de cargo, o novo titular do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) possibilitará um alinhamento entre Governo Federal, Governo do Estado e Fiems que nunca aconteceu na história de Mato Grosso do Sul. “Todos têm o mesmo propósito de diversificar a matriz econômica do Estado, atraindo novos investimentos e mantendo o crescimento industrial sul-mato-grossense. O ministro Armando Monteiro pode ser o indutor do alinhamento que será construído para o crescimento industrial do Estado por ter sido ex-presidente da CNI e estar muito próximo do presidente da Fiems, Sérgio Longen”, analisou.

Ele acrescenta ainda que à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vai trabalhar junto ao novo ministro a dinamização do Inmetro estadual, a melhoria do convênio com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e reativação da atuação da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Já a deputada federal eleita Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PSB) destaca que a escolha de Armando Monteiro para o MDIC foi a melhor medida da presidente Dilma Rousseff porque se trata de um empresário que conhece a fundo o setor industrial, desde seus gargalos até suas principais demandas. “Além disso, ele tem uma experiência de gestão incontestável, ficando 8 anos à frente da CNI. Agora, no Estado, o setor conta com um ministro engajado, um presidente da CNI atuante, um governador preocupado com o desenvolvimento da indústria e um secretário estadual que saiu de dentro da Casa da Indústria, enfim, todos são crias do setor produtivo e isso é uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento estadual”, garantiu.?

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue