segunda, 06 de maio de 2024

Presidente Lugo suspende viagem à Rio+20 por conflito de terra

20 junho 2012 - 15h20
IG


O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, suspendeu nesta terça-feira sua viagem ao Rio de Janeiro para participar da Rio+20 por causa da situação causada no país por um conflito armado entre policiais e sem-terra que deixou 17 mortos na sexta-feira em uma região perto da fronteira do Brasil. No lugar de Lugo viajará ao Rio o chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro.

"O motivo é a situação recente que viveu o país e pareceu prudente ao presidente liquidar todos os trâmites relativos a esses fatos", disse um porta-voz da presidência paraguaia justificando a decisão. Ele se referia ao confronto a tiros que aconteceu em uma fazenda do Departamento (Estado) de Canindeyú, na fronteira com o Paraná, durante uma reintegração de posse.


Pelo menos seis policiais e 11 trabalhadores sem-terra morreram no confronto registrado durante a operação de despejo da fazenda do conhecido político e empresário Blas N. Riquelme, em um fato sem precedentes no país.

Por causa do incidente, foram cassados o ministro do Interior Carlos Filizzola e o comandante da polícia Paulino Rojas, que foram substituídos no sábado por Rubén Candia Amarilla e Arnaldo Sanabria, respectivamente.

Além disso, 12 trabalhadores rurais foram detidos e acusados por vários crimes, entre eles homicídio doloso, tentativa de homicídio, lesão grave, associação criminosa, coerção e coerção grave. Essas acusações também pesam sobre outros 46 lavradores que foram sentenciados à revelia e são procurados pelas autoridades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Comissão debate inclusão de psicólogos e assistentes sociais no quadro funcional da educação básica

SAÚDE

Comissão debate desafios na inclusão de pessoas com autismo e de suas famílias

POLÍCIA

Veículo carregado com cigarros contrabandeados é apreendido em Ponta Porã

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES

Entra em vigor marco legal da indústria de jogos eletrônicos