Menu
Busca segunda, 12 de abril de 2021
Brasil&Mundo

Receita destrói 3.200 toneladas de produtos contrabandeados

04 dezembro 2014 - 09h04Por Fonte: douradosnews
Mais de 3.200 toneladas de mercadorias apreendidas pela Receita Federal estão sendo destruídas em 82 unidades em todo o país, durante a primeira semana deste mês, como parte do 14º Mutirão Nacional de Destruição, para marcar o Dia Nacional de Combate à Pirataria. O valor dos produtos leva a R$ 308 milhões em autuações fiscais.

Entre os artigos destruídos estão CDs e DVDs piratas, cigarros, bebidas, cosméticos e objetos falsificados; alimentos impróprios para consumo e produtos condenados por não atenderem às normas de vigilância sanitária ou defesa agropecuária e ainda objetos contrabandeados.

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, ressaltou que, além dos prejuízos econômicos para o setor produtivo e tributário do país, o consumidor pode ser prejudicado com a compra de produtos falsificados.

“Às vezes o cidadão está usando um produto que pode causar algum problema à saúde, porque não tem certificação de órgãos de controle”. Segundo ele, a mercadoria destruída é reciclada e aquelas que podem ser aproveitadas são leiloadas, com uma parte do dinheiro para a Receita Federal e outra parte dos produtos para entidades beneficentes.

No ano passado o mutirão destruiu 3.139 toneladas, enquanto em 2012 foram 5.320 toneladas. “Há organizações criminosas por trás do processo, com forte sustentação financeira, e a Receita Federal tem se aparelhado para identificar o fluxo ilegal e apreender as mercadorias”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO HÓRUS
Veículo furtado com quase meia tonelada de maconha foi recuperado pelo DOF
EDUCAÇÃO
Prouni: MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes
JUTI
Polícia Militar apreende veículo com chassi adulterado
COTAÇÃO
Dólar fecha acima de R$ 5,70 em meio a incertezas políticas e fiscais