A segunda safra de milho do Brasil deverá atingir 32,6 milhões de toneladas em 2012, de acordo com sondagem instantânea realizada nesta terça-feira pela Thomson Reuters com os participantes do painel "Perspectivas dos Mercados de Milho, Aves e Suínos", em seminário promovido pela BM&FBovespa.
Na temporada passada, o Brasil colheu 21,5 milhões de toneladas na segunda safra, segundo o Ministério da Agricultura.
A colheita na segunda safra, também conhecida como safrinha, deverá crescer este ano com um aumento de área plantada, o uso de mais tecnologia e com um clima favorável até o momento, segundo analistas.
Nesta terça-feira, a Agroconsult estimou a safrinha em 34 milhões de toneladas.
Na amostragem realizada pela Thomson Reuters, participaram 228 pessoas entre analistas, produtores e integrantes do mercado, que estiveram no seminário "Perspectivas para o Agribusiness em 2012/2013", da BM&FBovespa.
Em relação ao consumo interno total de milho, a pesquisa com 231 pessoas, que também participaram do painel, mostrou uma expectativa média de 50,5 milhões de toneladas.
Além disso, os participantes também foram consultados sobre a expectativa para exportação brasileira de milho em 2012. Eles estimaram os embarques em 11,2 milhões de toneladas. Dessa última questão, participaram da sondagem 241 pessoas.