sexta, 26 de abril de 2024
EQUOTERAPIA

19 anos promovendo melhor qualidade de vida a crianças portadoras de necessidades especiais

10 agosto 2021 - 14h30Por PM-MS

O mês de agosto é muito especial para as famílias assistidas pelo projeto de Equoterapia do 3º Batalhão da PM de Dourados, pois é o mês que deu início a esses trabalho assistencial em Dourados.

Em 2002 numa parceria entre o Batalhão de Policia Militar por meio do 3 º GPM Policiamento Montado que cede o espaço e cavalos, a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) e a Associação Pestalozzi de Dourados.

O projeto se dá através da aplicação de técnicas pedagógicas e físicas aliadas a terapia, sempre respeitando as especificidades de cada indivíduo proporcionando assim as pessoas com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, contribuindo para reabilitação e desenvolvimento psicossocial.

As atividades são realizadas ao ar livre o que permite maior sensação de bem-estar ao praticante, com um horário fixo de 30 minutos cada sessão necessita de acompanhamento de um auxiliar guia que é quem conduz o cavalo, um mediador e um lateral que são profissionais formados em pedagogia e com curso e treinamento especializado em Equoterapia.

Durante todo o percurso é objetivado o bem-estar do praticante, e são realizadas atividades voltadas as necessidades especificas de cada assistido, realizando assim atividades adaptadas e estimulando de forma lúdica o aprendizado, utilizando alongamentos e música como fator de estimulo ao desenvolvimento pessoal.

Atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes, em sua maioria autistas, são assistidas mensalmente pelo projeto, que através dessas atividades vem obtendo melhoria na saúde mental e física, proporcionando assim maior qualidade de vida.

O comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, tenente coronel Helbert, apoia a iniciativa e deve manter e até ampliar o atendimento após a formação dos Alunos Soldados que fazem o curso na unidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha