quinta, 02 de maio de 2024
JUSTIÇA

1ª Vara do Júri encerra ano com julgamentos de réus presos em dia

01 dezembro 2020 - 15h00Por TJMS

Neste ano atípico, com a suspensão da realização das sessões de julgamento por meses em razão da pandemia do coronavírus, o balanço da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande registrou o impacto no ritmo normal de sessões realizadas. Todavia, os casos envolvendo réus presos não sofreram prejuízos, visto que, com a retomada das sessões de julgamento no mês de setembro, estes júris foram a prioridade na pauta, com julgamentos de ações penais de feminicídio e homicídios a mando de organização criminosa entre os casos de repercussão.

Ao todo, foram julgados 17 réus, resultando na condenação de 6 acusados (35,29%) e outros 10 foram absolvidos pelo Conselho de Sentença (58,82%). Em um júri houve uma (5,88%) desclassificação para outro crime. O ano registrou ainda a dissolução de um júri.

Entre os casos de repercussão que tiveram desfecho em 2020, no dia 17 de novembro o homem acusado de matar um motorista de aplicativo foi condenado a 18 anos de reclusão por homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, além de porte ilegal de arma de fogo.

No dia 17 de setembro foi realizado o júri de um homem acusado de assassinar uma merendeira. Ele foi condenado a 17 anos de reclusão e 10 dias-multa pelo crime de feminicídio e ocultação de cadáver.

E, no dia 10 de novembro, foi levado a julgamento um dos acusados de homicídio a mando de facção criminosa, que culminou com a decapitação e esquartejamento da vítima. O réu foi condenado por homicídio qualificado por meio cruel e com recurso que dificultou a defesa da vítima e ocultação de cadáver. O juiz titular da Vara, Carlos Alberto Garcete de Almeida, fixou a pena em 20 anos de reclusão e 10 dias-multa.

Conforme explica o magistrado, em atendimento às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário realizou a revisão de muitas prisões preventivas sob a perspectiva do período de pandemia. Desse modo, a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital encerra o ano de 2020 com a demanda represada apenas para casos envolvendo réus que respondem ao processo em liberdade.

Já os processos de réus presos que estavam programados para o ano foram vencidos, finalizando os trabalhos dentro da normalidade, com novos casos de réus presos que ingressaram ao longo do ano, como de costume, os quais estão em andamento e serão pautados para o primeiro semestre de 2021, tudo isso já dentro do período razoável de duração dos processos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Rádio Nacional transmite disputa da Copa do Brasil nesta quarta-feira

BRASIL

Pacheco anuncia sessão para debater dívidas dos municípios e desoneração

SAÚDE

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

GERAL

Aposentados seguem no mercado de trabalho para complementar renda