sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Ações contra hanseníase serão no dia 30 em Ponta Porã

20 janeiro 2015 - 10h27Por Fonte: correiodoestado
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã (MS) realizará ações no próximo dia 30 de dezembro, na Praça Lício Borralho, para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra à Hanseníase. No local, equipes de saúde vão fazer exames para diagnosticar novos casos da doença e conscientizá-los de que é uma doença totalmente curável, além de esclarecer dúvidas sobre hanseníase para qualquer cidadão.

O objetivo é informar e esclarecer toda a população sobre os sinais e sintomas, a importância do diagnóstico precoce, a adesão ao tratamento e, consequentemente, a cura e o segmento de uma vida saudável e normal. Serão distribuídos panfletos informativos, orientando que qualquer cidadão poderá identificar a doença e comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência para exames e tratamento gratuito.

Sintomas

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer lugar do corpo.
Manchas que não doem, sem pelos e sem sensibilidade.
Caroços
Áreas da pele, mesmo sem manchas, são dormentes ou formigam.
Manchas são mais frequentes na face, orelhas, costas, braços, pernas e nádegas .

Doença

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que ataca os nervos e a pele, e pode ainda afetar outros órgãos como fígado, testículos e olhos. A doença tem tratamento e cura, mas, com diagnóstico tardio e sem tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo. Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado. Assim que o tratamento é iniciado, a doença deixa de ser transmitida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal