Apresentações da Noite Cultural Especial chama a atenção do público
12 novembro 2015 - 14h54Por Fonte: douradosagora
A IV Noite Cultural Especial realizada na noite desta quarta-feira (11) atraiu pelo menos 800 pessoas entre estudantes, pais, professores, diretores e coordenadores de escolas municipais. Este ano o evento teve como tema principal “Dourados 80 anos: eu conto essa história especial”, abordando as Nações e Colônias que compõem a cultura do município.
As apresentações foram realizadas no centro de eventos da Unigran a partir das 19h. A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi fez a abertura da festa. Entre as autoridades estavam o vereador Sérgio Nogueira. Conforme a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, a noite cultural é um espaço de inclusão, para integração das escolas municipais através de modalidades culturais como, dança, canto, dança, dramatização, desfile, declamação de poesias e outros. “Foi uma noite memorável, um espaço de inclusão, reunindo pessoas com deficiência ou não numa grande confraternização”, enfatizou a secretária.
Para a professora Terezinha Piva Espósito, coordenadora do Nuedesp (Núcleo de Educação Especial), a ideia do evento é incluir crianças com deficiência no universo de outros alunos. “É uma forma desses alunos aprenderem a lidar uns com os outros, respeitando as limitações e diferenças”, explicou a professora.
Ela informou que essa edição da II Noite Cultural reuniu 14 escolas da rede municipal e dois Ceims. Participaram pelo menos 250 alunos. Segundo Terezinha, a platéia superou as expectativas, numa demonstração de apoio e interesse dos familiares e alunos ao tema “inclusão”.
O município conta atualmente com 650 alunos com deficiência matriculados nas escolas e Ceims. Destes, pelo menos 460 frequentam as 39 Salas de Recursos Multifuncionais, no contra turno escolar.