quinta, 05 de dezembro de 2024
Capital

Bombeiros resgatam cobra venenosa em árvore

30 novembro 2015 - 15h53Por Fonte: correiodoestado
O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (30) para resgatar uma cobra-cipó em cima de uma árvore, na avenida das Bandeiras, no bairro Nhanhá, em Campo Grande.

Segundo os bombeiros, a serpente deveria viver na região e se alimentava de pássaros. A cobra foi resgatada e será solta em seu habitat natural, no Parque Anhanduí.

Conforme estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Terra da gente, publicado no Portal Biologia, "a serpente Philodryas olfersii, conhecida como cobra-cipó ou cobra-verde-listrada, é considerada não venenosa. No entanto, há casos de envenenamento humano relatados na literatura".

Ainda de acordo com a pesquisa, a baixa incidência de acidentes causados por essa serpente é devido à anatomia dos dentes, o que dificulta a injeção do veneno. "A composição do veneno da cobra-verde-listrada é 75-90% de proteínas, e estes, principalmente, causam um processo edematogênico (um sinal de inflamação) rápido, hemorragia e dor", como consta no estudo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

JUSTIÇA

Coaf: aumenta número de alertas de atividades suspeitas ligadas a bets

No STF, ministra dos Direitos Humanos falou em cassino de bolso

SAÚDE

OMS convoca comitê para reavaliar emergência global por mpox

ECONOMIA

Banco Central amplia exigências para instituições participarem do Pix