sexta, 26 de abril de 2024
NOTÍCIAS

Carreta leva a Justiça para os cidadãos de Aral Moreira

12 maio 2021 - 15h45Por TJMS

O grupo de trabalho da Carreta da Justiça, comandada pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, iniciou sua semana de atendimento com os cidadãos de Aral Moreira. Nesta última segunda e terça-feira (10 e 11 de maio), 260 aral-moreirenses foram até a unidade móvel do Poder Judiciário buscando a resolução das mais variadas demandas.

Como de costume, entre os serviços mais procurados esteve o reconhecimento de união estável e/ou sua conversão em casamento, num total de 40. Ele foi superado apenas pelo número de consultas, atendimentos, orientações e informações gerais, que foram buscados por 80 pessoas.

Além dos acima mencionados, realizou-se quatro divórcios, três dissoluções de união estável e dois pedidos de alimentos para menores. Os cidadãos de Aral Moreira apresentaram, igualmente, uma ação de alimentos cumulada com guarda e regulamentação de visitas, uma de conversão de separação em divórcio, uma de investigação de paternidade e uma de reconhecimento espontâneo de paternidade. Assim, foram abertas um total de 53 novas ações pela Carreta da Justiça.

A Defensoria Pública, órgão jurisdicional que integra a unidade móvel de atendimento, por sua vez, ouviu as solicitações de 31 locais.

Ressalta-se que a Carreta atende desde agosto de 2016 e compõe o programa Judiciário em Movimento, o qual visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa sair de sua cidade para ter acesso à prestação jurisdicional.

A unidade móvel é a miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor e Defensor Público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção de pessoas totalizam 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.

Em todo o tempo, a equipe de atendimento respeitou as medidas de biossegurança como o não atendimento de pessoas com sintomas de gripe ou resfriado, uso obrigatório e correto de máscara e assepsia das mãos.

Amanhã e sexta-feira, dias 13 e 14 de maio, o grupo de trabalho da unidade móvel atende os cidadãos do município de Antônio João.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue