sábado, 27 de abril de 2024

Caso Rocaro: Secretário diz que investigações estão avançadas

Secretário diz que morte de jornalista está com investigações avançadas

14 maio 2012 - 16h40
MS Já


Segundo o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini as investigações sobre a morte do Paulo Rocaro pode ter sido encomendada e ele informou à jornalistas da capital que as investigações estão avançadas.

“Nenhuma hipótese pode ser descartada, nem a mais improvável, mas tudo nos leva a crer nesta investigação complexa que é um crime encomendado. Tanto que um dos suspeitos já está preso, conforme a mídia divulgou amplamente”, disse Jacini, referindo-se a Cláudio Rodrigues, o “Meia Água”, preso em Ponta Porã acusado de ligações com crime organizado e transferido para Campo Grande na semana passada por medidas de segurança.

Meia Água chegou a ser apontado como mandante do crime, fato que sempre negou, já que dizia ser amigo pessoal da vítima. Rocaro foi morto com vários tiros no dia 12 de fevereiro deste ano, em Ponta Porã por dois sujeitos em uma moto.

Em abril, em outro crime nos mesmos moldes da execução de Rocaro, o policial César Santos Magalhães (38), que estaria investigando por conta a morte do jornalista também foi morto. Nenhum dos dois crimes foi solucionado pelo Estado do Mato Grosso do Sul.

Morte de jornalistas

O Brasil é o 11º pior país do mundo para se exercer a profissão de jornalistas por conta da violência contra os profissionais. Desde 1992, 29 jornalistas foram assassinados no Brasil, destas mortes, 21 foram causadas por ligação direta com o ofício, enquanto as outras oito não tiveram relação confirmada com a função de jornalista. No mesmo período, 909 jornalistas morreram de forma violenta no mundo.

O Brasil só está atrás do Iraque, Somália, Filipinas,Sri Lanka, Colômbia, Nepal, Afeganistão, México, Rússia e Paquistão, países que estão em guerra civil ou que enfrentam problemas com máfias e cartéis de drogas que se erguem contra os governos oficiais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha