segunda, 22 de julho de 2024
Esporte MS

Cene despenca, mas ainda é melhor de MS no Ranking de Clubes da CBF

Pelo quarto ano seguido, Furacão Amarelo aparece como melhor time de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, segundo a entidade máxima do futebol brasileiro

09 dezembro 2015 - 11h28Por Fonte: globoesporte
Pelo quarto ano consecutivo, o Cene é a melhor equipe de Mato Grosso do Sul no cenário brasileiro, de acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF. A lista, divulgada nesta terça-feira, traz o desempenho de 224 clubes do país na temporada 2015, e o Furacão Amarelo figura na 101º posição com 495 pontos. Só que o clube teve uma forte queda, despencando 17 posições em relação à última edição do ranking.
O ranking da CBF considera os resultados obtidos em competições organizadas pela entidade nos cinco últimos anos, e cada temporada apresenta pesos diferentes para a soma dos pontos. O ano vigente multiplica a pontuação por cinco, o ano anterior por quatro e assim por diante.

101º lugar - Cene
121º lugar - Águia Negra
132º lugar - Comercial-MS
135º lugar - Naviraiense
157º lugar - Itaporã
192º lugar - Aquidauanense

Atrás do Cene vem o Águia Negra, que subiu 20 posições e agora ocupa o 121º lugar com 353 pontos. Em seguida aparece o Comercial-MS, que escalou 70 degraus - graças ao retorno à Série D - e está em 132º lugar com 305 pontos. O Naviraiense despencou 32 postos e agora é o 135º colocado com 300 pontos. Completam a lista de sul-mato-grossenses no ranking Itaporã (157º lugar com 204 pontos) e Aquidauanense (192º lugar com 100 pontos). O Ivinhema, que na edição anterior aparecia em 222º lugar, este ano deixou de figurar na lista.

Ranking de federações

A CBF também divulgou o Ranking de Federações, com mudanças nas primeiras posições. A Federação Paulista segue na liderança, com 92.504 pontos, seguida pelas federações do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por conta dos quatro clubes na Série A do Brasileiro este ano, a federação catarinense ultrapassou a gaúcha e a paranaense e saltou do sexto para o quarto posto. A federação sul-mato-grossense caiu uma posição e agora está em 22º lugar, atrás do Piauí.

Critérios

O campeão brasileiro da Série A recebe 800 pontos. O vencedor da Série B leva 400 pontos, o primeiro colocado na Terceirona tem 200 e o campeão da Série D obtém 100. Os campeões da Copa do Brasil e da Copa do Brasil de Futebol Feminino levam a mesma pontuação: 600 pontos. Os vice-campeões sempre recebem 80% dos pontos do campeão.

Os clubes que participam da Libertadores e entram apenas nas oitavas de final recebem uma bonificação de 400 pontos. O clube que for campeão da Copa Sul-Americana e não participar da Copa do Brasil receberá 280 pontos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Início de operação da fábrica de Ribas do Rio Pardo consolida MS como vale da celulose

ECONOMIA

Mercado voluntário de carbono no Brasil recua em 2023

Dados são do Observatório de Bioeconomia da FGV

BRASIL

Conab recebe mais R$ 115 milhões para apoio à comercialização da agricultura familiar

DIREITOS HUMANOS

Cimi: políticas públicas ainda não frearam violência contra indígenas

Relatório cita fortalecimento e retomada de ações de fiscalização