sexta, 26 de abril de 2024
MS DIGITAL

Com o aplicativo MS Digital cidadão tem acesso a versão online do cartão SUS

21 janeiro 2021 - 08h15Por Portal MS

Nem todo mundo tem o hábito de carregar consigo o cartão do Sistema Único de Saúde, essencial para que o cidadão tenha acesso integral, universal e gratuito aos atendimentos de saúde, entre eles o acesso às campanhas de imunização.

Com o início da campanha da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários em todo País, surgem diversas dúvidas sobre quais documentos são necessários na hora de receber o imunizante.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), basta o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento da vacinação, porém, se o cidadão tiver o CNS (Cartão Nacional de Saúde), também conhecido como o Cartão SUS, terá agilidade no atendimento.

Além de facilitar o acesso ao histórico do paciente na rede pública de saúde, o Cartão SUS permite que seja feita a identificação, controle, segurança e monitoramento adequado das pessoas que receberam as doses. Isso evita a duplicidade de vacinação, e também permite o registro de qual vacina a pessoa tomou, o lote, o produtor e o tipo de dose que foi aplicada.

Mesmo não sendo obrigatório, quem quiser providenciar o Cartão SUS antes de se vacinar, pode deixar salvo no celular. O aplicativo MS Digital permite ao usuário consulte a versão online do cartão SUS.

Para ter acesso é muito simples, basta ter um celular com acesso a internet, e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Após baixar o MS Digital nas lojas virtuais e efetuar o cadastro de novo usuário, basta acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF, e salvar a informação se quiser que o app memorize os dados.  

Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. Vale destacar que um mesmo usuário pode consultar o cartão SUS de outros membros da família, podendo auxiliar aquela pessoa que não tem tanta intimidade com a tecnologia.

O Aplicativo

Disponível nas lojas virtuais multiplataforma, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 16 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria