domingo, 28 de abril de 2024

Dário Honório e Daniel Valdez visitam escola do Jardim Ivone para conhecer projeto de horta orgânica.

Dário Honório e Daniel Valdez visitam escola do Jardim Ivone para conhecer projeto de horta orgânica.

10 fevereiro 2012 - 14h41
Redação - Tião Prado

A direção da Escola Municipal do Jardim Ivone esta implantando um projeto de suma importância para a comunidade escolar, que é o da Horta orgânica. Para que o projeto dê certo, foi feito uma parceria com a secretaria de Educação e o professor Eronides Vital de Barros foi transferido da Escola Graça de Deus para o Jardim Ivone.

No período que o professor Eronides esteve na escola Graça de Deus, ele desenvolveu o projeto Mandala, que alem de fornecer alimentos orgânicos para comunidade escolar teve uma grande repercussão na mídia a nível de estado uma vez que a forma com a mesma funcionava chamou a atenção de todos.

Na manhã desta quinta-feira (9), de fevereiro atendendo um convite da diretora da Escola as professoras Rosângela Adiace, Eliane Brezolin e Antonia Ferreira receberam os vereadores Dário Honório, presidente da Câmara, e o vereador Daniel Valdez Puka, onde os mesmos foram conhecer o projeto, visto que o vereador Puka havia apresentado uma indicação solicitando que fosse implantada uma horta orgânica em cada escola da Rede Municipal de Ensino.

O professor Eronides Vital de Barros disse que o objetivo desse projeto é em primeiro lugar buscar a saúde da comunidade e a relação aluno/professor e que os seis anos de experiência que tem no assunto contribuirá no desenvolvimento dessa horta.

De acordo com o professor, a horta orgânica começa utilizando-se o esterco, feito com a compostagem, distribuindo-se pelos canteiros, sem a utilização de pesticidas no combate as pragas.

“ A produção será de uso interno da escola na merenda escolar, com a vantagem de ser colhido e consumido na hora e os benefícios para os alunos serão o de contribuição no serviço, aprendizado e o objetivo maior e que esse aluno venha a construir a sua horta em sua casa”, frisou o professor Vital de Barros.

Rosângela Adiaci, diretora da escola pólo Jardim Ivone, denominou o projeto da horta orgânica como grandioso devido ao enfoque educacional. “ A partir da horta nós vamos não só ensinar à título de alimentação, os nutrientes que uma horta é capaz de produzir bem como ressaltar a importância da ingestão de hortaliças na merenda escolar”, falou a diretora.

A diretora da escola destacou a importância da presença do presidente da Câmara de Vereadores, Dário Honório e do vereador Daniel Valdez (Puka) porque assim como a escola, o legislativo também busca o melhor para a sociedade.

“ Nós pretendemos crescer dentro de um ensino de qualidade e as pessoas que nos apóiam, como os vereadores, nos dá ainda vontade de trabalhar mais, sem falar o nosso prefeito que nos agraciou com uma reforma significativa, pois o que a escola tinha eram salas de aula, secretaria e uma cozinha e hoje contamos com biblioteca, sala de informática, sala de professores, direção, coordenação e um pátio coberto para refeições”, destacou a diretora Rosângela Adiaci.

“ Eu acho que é um trabalho importante que visa a preservação da saúde que hoje em dia torna-se bastante afetada pelos produtos químicos utilizados nos alimentos e a alimentação orgânica ajudará muito as crianças melhorando sua qualidade de vida”, falou o vereador Daniel Valdez (Puka).

O presidente da Câmara de Vereadores, Dário Honório também esteve conhecendo o projeto da horta orgânica da escola do Jardim Ivone e disse estar feliz em ver a alegria das crianças no desenvolvimento desse projeto.

O vereador destacou a importância de não se utilizar herbicidas na horta, visando o benefício da saúde dos alunos que farão uso dessas hortaliças em sua alimentação. “ Vejo com bons olhos esse projeto, uma vez que os alunos aprenderão a fazer uma horta saudável e levarão seus conhecimentos a todos os familiares, formando uma corrente de conhecimentos onde todos irão aprender a plantar e colher alimentos orgânicos e isso, depois, poderá até mesmo se tornar fonte de renda para as famílias desses alunos, pois os produtos orgânicos são bastante procurados por aqueles que prezam a alimentação saudável”, finalizou Dário Honório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência