domingo, 05 de maio de 2024
ESTADO

Estado de calamidade pública pode ser reconhecido em mais três municípios de MS

26 maio 2020 - 14h30Por ALMS

Começaram a tramitar, nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os Projetos de Decreto Legislativo 13, 14 e 15, que reconhecem o estado de calamidade pública, respectivamente, nos municípios de Brasilândia, Água Clara e Fátima do Sul, devido à pandemia do novo coronavírus. O reconhecimento desse estado é previsto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com o estado de calamidade reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas. Essa situação perdura, inicialmente, até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado com nova solicitação encaminhada pelo prefeito.

Além Brasilândia, Água Clara e Fátima do Sul, também solicitaram o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública os municípios de Campo Grande, Glória de Dourados, Inocência, Paranaíba, Cassilândia e Batayporã.

“O município que declara calamidade pública tem a possibilidade de comprar, emergencialmente, sem atender a lei das licitações. Mas, tem que prestar contas normalmente, de tudo que está fazendo”, explica o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB). "Não mediremos esforços para minimizar os impactos da crise em nosso Estado e poder garantir aos municípios as condições necessárias para melhor atender a população. Sempre respeitado a legalidade e nos limites do Estado democrático de direito”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

TV Brasil transmite jogos da nona rodada do Brasileirão Feminino

GERAL

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

REGIÃO

Festa da Linguiça de Maracaju fortalece cultura regional e beneficia a população

TEMPO

Tempo quente e seco encerram a semana com domingo de sol e poucas nuvens