sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Porã

FUNDAC leva alegria aos pacientes da Clinica do Rim

19 dezembro 2014 - 07h15Por Assessoria

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Fundação da Cultura de Ponta Porã, vem realizando um trabalho de sensibilidade em favor daquelas pessoas que necessitam do atendimento na Clinica do Rim.

Alunos dos Projetos Culturais da gestão do prefeito Ludimar Novais (PPS), desenvolvidos pela FUNDAC vivenciaram uma experiência diferente em favor dos pacientes que são atendidos pela equipe da Clinica do Rim, por meio do tratamento da hemodiálise.

A Clinica do Rim atende pacientes pelo SUS - Sistema Único de Saúde - e realizou uma parceria com a FUNDAC, que consiste em proporcionar momentos de descontração e alegria, elevando a auto estima dos pacientes por meio de apresentações culturais como música e teatro.

A Assistente Social Jaqueline Mendes ,informou que ,a Clinica do Rim tem realizado ao longo do ano, diversas iniciativas visando proporcionar um ambiente que contribua para o tratamento dos pacientes.
“Sempre realizamos atividades neste sentido, então pensamos em firmar uma parceria com a Fundação da Cultura de Ponta Porã que possui projetos culturais desenvolvidos com crianças e jovens “ explicou Jaqueline.

Ela lembrou ainda que o tratamento é longo, realizado em tempo indeterminado, desta forma as apresentações culturais servem de alívio e entretenimento para os pacientes.

“As apresentações culturais ocorrem, enquanto os pacientes realizam a hemodiálise e teve uma excelente aceitação. É comprovado que a arte como a música, por exemplo, serve de alivio para vários sintomas” frisou Jaqueline Mendes.

A presidente da FUNDAC, Gisele Benites Flor, lembrou que a parceria foi firmada após conversa com professores, pais e alunos, detalhando a importância da iniciativa para formar cidadãos comprometidos com o bem estar de todos.

“Os alunos que participam das apresentações tiveram a liberação dos pais, que entenderam a importância deste ato de solidariedade, amor e compreensão, com aqueles que passam por momentos de dificuldades” salientou.

A Clinica do Rim em Ponta Porã atende 189 pacientes entre crianças, jovens e adultos de toda região sul-fronteira: Ponta Porã, Aral Moreira, Antonio João, Laguna Carapã, Coronel Sapucaia, Ivinhema e Dourados, com tratamento três vezes na semana em cinco turnos.

A prevenção para os problemas de insuficiência renal crônica, causados principalmente por diabetes e pressão alta, são fundamentais para diminuir o número de casos, que têm aumentado entre as crianças. Alimentação balanceada e saudável, assim como a prática de exercícios são atitudes que contribuem para evitar a doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal