sexta, 26 de abril de 2024

Gabinete de Fronteira realizou reunião hoje em Ponta Porã

Gabinete de Fronteira realizou reunião hoje em Ponta Porã

09 maio 2012 - 11h37
Redação - Tião Prado


Terminou a pouco uma importante reunião extraordinária do Gabinete Integrado de Gestão de Fronteira (GGIF), que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. O objetivo foi o de apresentar as ações a serem realizadas ao projeto de apoio ao reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança púlica no âmbito da estratégia nacional de segurança publica nas fronteiras – ENAFRON, conforme previsão na portaria nº 12, de 16 de março de 2012, no artigo 5º parágrafo único.

Estavam presentes na reunião os representantes do Ministério da Justiça e também de autoridades de segurança pública; Coronel Nelson Antonio (Chefe do CPI), Tenente Coronel Escalhar (3º CIPM), Coronel Joilson (CPI), Major Alcaras, e o Capitão Guardiano (4º BPM), Major Luis Carlos (PRE), Capitão J. Roberto (DOF), Major Exercito Brasileiro Augusto (11º RC Mec- Inteligência), Marcos Fernando (PRF), Dr. Alexandre Evangelista (2º DP-PC), Crio. Jorge Almada (Chefe Ordem y Seguridad da Policial Nacional do Paraguai), Pablo Fredy e Heriberto Martinez (Integrantes da Policia Nacional-Py), Dr. Jeferson Sakata (PF), Major Antonio Marcos e Tenente Coronel BM Edson (4º GBM), Capitão PM do Rio de Janeiro, Moura Martins, Tenente Piaui Nunes, Sargento Costa, todos da Força Nacional de Segurança, Lucas Netto (MPF) e os vereadores Herman Vargas e Dulce Maria Manosso.

O Coronel PM Valter Godoy, Secretario Executivo do GGIFron, deu início a reunião, fazendo um comentário breve sobre a Operação Fronteira Unida II que aconteceu no final do mês passado e os objetivos alcançados, em seguida passou a palavra ao Coronel PM Geraldo Garcia Orti, Superintendente de política de Segurança Publica - MS.

Garcia Orti explanou sobre as ações a serem realizadas pela SEJUSP para o reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança publica na fronteira. Dos R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) a serem investidos, o estado de MS entrará com R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) mostrando os valores de distribuição de recursos baseado no decreto nº 7496.2011, montando uma estrutura para o GGI Fron; fortalecendo o DOF, implantando núcleo de inteligência da PM e PC; aprimoramento de estrutura operacional das unidades regionais de pericia; estruturação de unidades da Policia Rodoviária Militar Estadual; reaparelhamento de centros integrados de segurança e fiscalização (PM e PC) sendo beneficiados as cidades que fazem parte da fronteira; reaparelhamento do CIOPS (Ponta Porã, Corumbá e Dourados); e distribuição rigorosamente entre as corporações de viaturas policiais; além de destacar as operações já realizadas desde a instauração do GGIFron de ambos pólos, seja de Ponta Porã e Corumbá, fomentando a união das forças de segurança publica nacionais e do Paraguai; também será criado mais um pólo do GGIFron que será na cidade de Navirai-MS.

Foi concedida às autoridades presentes a palavra para tratar sobre o tema explanado pelo Cel. Orti. Na sequência, o Dr. Alexandre sugeriu a criação de uma UNEI Feminina, devido ao grande número de adolescentes que vem sendo aprendidas portando entorpecentes. Logo a vereadora Dulce citou que há 11 anos vem pleiteando o aumento de número de policiais para Ponta Porã, já que a nossa região é carente por esse motivo, sendo respondido pelo Cel Orti que o governo estadual esta implantando uma política de pessoal, abrindo edital para novos concursos públicos na área de segurança, assim beneficiando a cidade de Ponta Porã, aumentando o número de Policiais Militares e a construção de um novo presídio do regime fechado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue