Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021

Gabinete de Fronteira realizou reunião hoje em Ponta Porã

Gabinete de Fronteira realizou reunião hoje em Ponta Porã

09 maio 2012 - 11h37
Redação - Tião Prado


Terminou a pouco uma importante reunião extraordinária do Gabinete Integrado de Gestão de Fronteira (GGIF), que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. O objetivo foi o de apresentar as ações a serem realizadas ao projeto de apoio ao reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança púlica no âmbito da estratégia nacional de segurança publica nas fronteiras – ENAFRON, conforme previsão na portaria nº 12, de 16 de março de 2012, no artigo 5º parágrafo único.

Estavam presentes na reunião os representantes do Ministério da Justiça e também de autoridades de segurança pública; Coronel Nelson Antonio (Chefe do CPI), Tenente Coronel Escalhar (3º CIPM), Coronel Joilson (CPI), Major Alcaras, e o Capitão Guardiano (4º BPM), Major Luis Carlos (PRE), Capitão J. Roberto (DOF), Major Exercito Brasileiro Augusto (11º RC Mec- Inteligência), Marcos Fernando (PRF), Dr. Alexandre Evangelista (2º DP-PC), Crio. Jorge Almada (Chefe Ordem y Seguridad da Policial Nacional do Paraguai), Pablo Fredy e Heriberto Martinez (Integrantes da Policia Nacional-Py), Dr. Jeferson Sakata (PF), Major Antonio Marcos e Tenente Coronel BM Edson (4º GBM), Capitão PM do Rio de Janeiro, Moura Martins, Tenente Piaui Nunes, Sargento Costa, todos da Força Nacional de Segurança, Lucas Netto (MPF) e os vereadores Herman Vargas e Dulce Maria Manosso.

O Coronel PM Valter Godoy, Secretario Executivo do GGIFron, deu início a reunião, fazendo um comentário breve sobre a Operação Fronteira Unida II que aconteceu no final do mês passado e os objetivos alcançados, em seguida passou a palavra ao Coronel PM Geraldo Garcia Orti, Superintendente de política de Segurança Publica - MS.

Garcia Orti explanou sobre as ações a serem realizadas pela SEJUSP para o reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança publica na fronteira. Dos R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) a serem investidos, o estado de MS entrará com R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) mostrando os valores de distribuição de recursos baseado no decreto nº 7496.2011, montando uma estrutura para o GGI Fron; fortalecendo o DOF, implantando núcleo de inteligência da PM e PC; aprimoramento de estrutura operacional das unidades regionais de pericia; estruturação de unidades da Policia Rodoviária Militar Estadual; reaparelhamento de centros integrados de segurança e fiscalização (PM e PC) sendo beneficiados as cidades que fazem parte da fronteira; reaparelhamento do CIOPS (Ponta Porã, Corumbá e Dourados); e distribuição rigorosamente entre as corporações de viaturas policiais; além de destacar as operações já realizadas desde a instauração do GGIFron de ambos pólos, seja de Ponta Porã e Corumbá, fomentando a união das forças de segurança publica nacionais e do Paraguai; também será criado mais um pólo do GGIFron que será na cidade de Navirai-MS.

Foi concedida às autoridades presentes a palavra para tratar sobre o tema explanado pelo Cel. Orti. Na sequência, o Dr. Alexandre sugeriu a criação de uma UNEI Feminina, devido ao grande número de adolescentes que vem sendo aprendidas portando entorpecentes. Logo a vereadora Dulce citou que há 11 anos vem pleiteando o aumento de número de policiais para Ponta Porã, já que a nossa região é carente por esse motivo, sendo respondido pelo Cel Orti que o governo estadual esta implantando uma política de pessoal, abrindo edital para novos concursos públicos na área de segurança, assim beneficiando a cidade de Ponta Porã, aumentando o número de Policiais Militares e a construção de um novo presídio do regime fechado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
INSS inicia pagamento de segunda parcela do 13º salário a aposentados
PONTA PORÃ
PM apreende carro transportando pneus e cigarros
LEGISLATIVO DE MS
Com mortes de bancários, Neno volta a defender inclusão do grupo na vacinação contra Covid
IMUNIZAÇÃO
Com cobertura em 40,06%, campanha de vacinação contra a Influenza continua em Mato Grosso do Sul