A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realiza nesta sexta-feira (11) o “Encontro de Gestores e Prêmio Esporte MS – Troféu Ubyratan Leite de Arruda”. O evento será realizado a partir das 8h30 no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo em Campo Grande. Participam do encontro gestores municipais de esporte de todos os municípios de Mato Grosso do Sul além de representantes de federações, associações e ligas esportivas.
O Encontro de Gestores tem por objetivo apresentar os trabalhos realizados pela instituição em 2015 além do Plano Plurianual 2016-2019 e regras para captação de recursos pelo FIE (Fundo de Investimento Esportivo).
A partir das 16 horas tem início a premiação dos destaques de 2015. Recebem o troféu Ubyratan Leite de Arruda, atletas, técnicos e árbitros indicados por suas respectivas federações ou entidades desportivas e paradesportivas.
Serão homenageadas também as escolas de MS que participaram dos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul), JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) e eventos do paradesporto. Haverá distribuição de kits de materiais esportivos.
Um novo momento para o esporte
Em janeiro de 2015 a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul começou a viver um novo momento, aliar o conhecimento dos Profissionais de Educação Física que há muitos anos ajudam a escrever a história do esporte no MS a novas ideias e conceitos pautados por princípios e valores que direcionam uma nova política para o esporte e lazer, este foi o marco da nova administração que se instalava.
Nestes primeiros 12 meses de trabalho foram mantidos e aprimorados a realização dos Jogos Escolares, Programa Bolsa Atleta e Convênios com prefeituras, federações e associações esportivas. Além disso, foram implantados programas como o Lazer nas Cidades- que levou atividades de lazer e recreação para os quatro cantos de Mato Grosso do Sul – além do Projeto Genoma que visa aprimorar ainda mais a técnica e rendimento dos nossos atletas.
Experiência somada à criatividade, esta é a fórmula para o começo de um novo momento para o esporte em Mato Grosso do Sul.
Esporte Escolar
Uma das missões da Fundesporte é o fomento ao desporto escolar considerando o aluno atleta pois é dentro das escolas que reside o grande celeiro de talentos e base essencial de formação das equipes representativas do Estado.
Em 2015 foram realizados os Jogos Escolares, JEMS para atletas de 12 a 14 anos e JOJUMS com atletas dos 15 aos 17.
O JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) contou com a participação de 1.289 atletas oriundos de 40 municípios de Mato Grosso do Sul, já o JOJUMS (Jogos da Juventude de MS) reuniu 1.218 atletas de 36 cidades do Estado.
Uma grande novidade deste ano foi a implantação do Centro de Convivência durante os jogos, um espaço destinado a todas as pessoas envolvidas no evento com atividades culturais, sociais e de lazer.
É no Centro de Convivência onde todos os envolvidos na realização dos Jogos fazem suas refeições e participam de brincadeiras, jogos de diversão e atividades culturais.
Em 2015, durante a realização de todas as etapas do JEMS e JOJUMS foram servidas cerca de 29 mil refeições o que corresponde à aproximadamente 21 toneladas de alimentos.
Além disso, este foi o primeiro ano em que todos os atletas de Jogos Escolares ficaram hospedados em hotéis- não mais alojamentos- garantindo assim uma boa noite de sono e consequentemente melhores resultados.
As duas competições servem como seletiva para os Jogos Escolares Nacionais que neste ano garantiram 27 medalhas para Mato Grosso do Sul, sendo 6 de ouro, 10 pratas e 11 bronze. Tais competições foram realizadas nas cidades de Fortaleza (CE), Maringá e Londrina (PR) com total apoio do Governo do Estado por meio da Fundesporte que concedeu à nossos atletas, passagens aéreas, rodoviárias, uniforme e alimentação.
Com relação ao Paradesporto, Mato Grosso do Sul manteve a tradição de ser um dos estados que mais incentivam esta prática esportiva. O Paresc (Paralimpíadas Escolares de MS) reuniu cerca de 260 pessoas entre atletas, técnicos e staff. Foi a partir disto que foi selecionada a delegação de Mato Grosso do Sul que participou da etapa nacional em Natal (RN) que mais uma vez, com o apoio do Governo do Estado e Fundesporte, defendeu bravamente o MS garantindo a 6ª colocação geral com 39 medalhas, sendo 11 de ouro, 12 prata e 16 bronze.
Mato Grosso do Sul vem se destacando ano a ano nos Jogos Escolares e foi pensando nisto que a Fundesporte criou o Projeto Genoma, com o objetivo de traçar o perfil individual dos atletas das equipes campeãs da etapa estadual dos Jogos Escolares para identificar potencialidades e fraquezas, auxiliando o trabalho dos técnicos, preparando estas equipes para a etapa nacional dos jogos.
Participaram do Genoma 121 atletas das modalidades de handebol, futsal, vôlei e basquete. Foram realizados testes antropométricos de peso, estatura, índice de massa corporal, envergadura, entre outros.
Com tantos atletas sul-mato-grosenses se destacando no cenário esportivo, foi fundamental que a Fundação de Desporto e Lazer de MS intensificasse o Projeto Bolsa Atleta, que prevê a concessão de bolsas para atletas de rendimento. E assim foi feito, em 2015 o projeto, disponibilizou 94 bolsas no valor de R$ 350,00 para atletas da categoria estudantil, e 50 bolsas de R$ 800,00 para desportistas da categoria nacional. Uma ajuda valiosa para quem está trilhando o caminho do esporte.
Lazer e Recreação
Nesta nova administração iniciada em janeiro de 2015, uma das metas da Fundesporte estava em recuperar as atividades de lazer e recreação destinadas aos municípios de Mato Grosso do Sul.
Nessa linha foi criado o Programa Lazer nas Cidades que ao longo de 10 meses de trabalho percorreu mais de 43 mil quilômetros em Mato Grosso do Sul. O Programa consiste na realização de um dia de lazer no município, com a estrutura de brinquedos infláveis, monitores, oficinas esportivas, prática de esportes de participação, entre outras atividades que possam ser desenvolvidas, inclusive apoio às festas comemorativas do município, finais de campeonatos esportivos, lançamentos e inaugurações de complexos ou áreas esportivas.
Foram visitados 54 municípios de Mato Grosso do Sul e estima-se que cerca de 60 mil pessoas tenham participado das ações promovidas pela Coordenação de Lazer da Fundesporte.
Convênios
O ano de 2015 foi marcado por uma grande recessão econômica que atingiu diretamente todas as esferas, sejam elas municipais, estaduais e federal. Com menos dinheiro foi necessária muita criatividade e dedicação do corpo técnico da Fundesporte para que os recursos pudessem ser distribuídos de forma coerente e prioritária entre as instituições esportivas.
Foram 76 projetos aprovados entre Municípios, Federações, Associações e Ligas Esportivas. Além disso, foram realizadas durante o ano Oficinas para Elaboração de Projetos e Prestação de Contas.
Objetivando a melhoria da qualidade de vida da população, a democratização das ações, a melhoria do acesso à pratica do esporte, tendo como meta sua universalização, além de buscar a maior qualidade técnica das representações estaduais no plano nacional e internacional e, avançando para o desenvolvimento de programas de atendimento às camadas sociais de alta vulnerabilidade social, tornou a aplicação dos restritos recursos possíveis de serem viabilizados no ano em curso, com altos benefícios para a população.
Houve uma elevação no atendimento totalizando ainda no mês de novembro 61.595 atendimentos diretos e 299.068 indiretos, o que representa uma razoável quantidade de pessoas com envolvimento direto na atividade física esportiva e de Lazer.
2016 será premiada com novos lançamentos e as ações de esporte e lazer percorrerão os municípios do Estado levando melhor qualidade de vida às pessoas, aumentando o numero de pessoas participantes das atividades físicas, esportivas e de lazer, reduzindo a obesidade e melhorando a saúde da população.