terça, 16 de julho de 2024
Polícia

Granada encontrada em quintal é de modelo fabricado na 1ª Guerra Mundial

19 dezembro 2015 - 06h30Por Fonte: correiodoestado
O artefato encontrado no quinal de uma residência em Campo Grande foi identificado como uma granada de patente americana fabricada depois da Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1918 e 1942. No Brasil, o modelo foi usado durante campanha da 2ª Guerra, segundo o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

O major do Bope, Wagner Ferreira, disse ao Portal Correio do Estado que apenas o resultado da análise técnica que está sendo feita nos destroços por uma equipe de explosivos poderá dar a identificação precisa, mas que já é possível afirmar que se trata de uma granada antiga.
“As características externas são compatíveis com essa granada histórica, mas não posso afirmar que é de fato”, disse.

Ainda segundo o major, o fato de uma granada com cerca de 100 anos aparecer no quintal pode se dar devido ao fato de algumas pessoas guardarem os objetos de guerra como souvenirs, e ao serem encontrados, as pessoas não se dão conta do risco, segundo o major.

Ferreira destacou ainda que o morador que encontrou o artefato agiu de forma correta ao não mexer no objeto e acionar a polícia. Conforme ele, qualquer pessoa que encontrar um objeto suspeito, deve manter distância e ligar no 190, para que a equipe antibombas faça a neutralização.
Como não houve ameaça e não há indícios de crime, a princípio não será feita investigação para apurar quem deixou a granada no local.

NEUTRALIZAÇÃO

A granada foi encontrada por um morador do Bairro Bom Jardim, enquanto cortava a grama do quintal. A equipe do Bope foi acionada para lidar com o explosivo, que estava na Avenida das Roseiras.
Segundo o major Wagner, não foi feita a detonação do artefato, mas uma técnica chamada de neutralização de risco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE E ENERGIA

Comissão aprova proposta que determina o resgate de animais em situação de maus-tratos

GERAL

Indígena é baleado durante ocupação de fazenda em Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Pesquisa: 46% da população acham que país está melhor este ano

ECONOMIA

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda