sexta, 26 de abril de 2024

Horta orgânica garante alimentos de qualidade na Escola Municipal Jardim Ivone

Horta orgânica garante alimentos de qualidade na Escola Municipal Jardim Ivone

02 maio 2012 - 12h59
Divulgação (TP)

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Jardim Ivone está proporcionando resultados altamente positivos. Trata-se da Horta Orgânica que, além de produzir alimentos de qualidade para a merenda escolar, propicia a oportunidade para que os alunos possam absorver conhecimentos em diversas disciplinas.


O projeto envolve um grupo de alunos voluntários do 5° ao 9° ano. Eles ajudam na manutenção da horta. No local, também são ministradas aulas dentro do Programa Mais Educação que envolve as turmas dos 1°, 2° e 3° anos, totalizando 160 crianças.
A diretora fez questão de ressaltar a mobilização das secretarias municipais que proporcionaram a criação da horta, como a Educação e Infraestrutura. O projeto é desenvolvido pelo professor Eronides Vital de Barros que disse que o objetivo é em primeiro lugar buscar a saúde da comunidade e a relação aluno/professor.

De acordo com o professor, a horta orgânica começa utilizando-se o esterco, feito com a compostagem, distribuindo-se pelos canteiros, sem a utilização de pesticidas no combate às pragas. “A produção será de uso interno da escola na merenda escolar, com a vantagem de ser colhido e consumido na hora”, frisou.
A diretora da escola, Rosângela Adiaci, destacou a importância do trabalho que consiste também na educação alimentar. “Um ponto importante é a participação da comunidade escolar. Os alunos e os pais ajudam, de maneira voluntária. A horta mobilizou a escola que ganhou uma nova paisagem, valorizando ainda mais nossas instalações físicas recentemente reformadas e ampliadas”, afirmou.


O professor Eronildes informou que a horta consiste em dez canteiros contendo várias hortaliças e legumes. As primeiras colheitas já foram feitas pelos próprios alunos, reforçando a qualidade da merenda. “Também cultivamos árvores frutíferas, como acerola que, futuramente, estarão produzindo”. Detalhe: as mudas que não são utilizadas na horta são doadas para a comunidade incentivando a produção e consumo de alimentos saudáveis junto à população.


“Nossa proposta é oferecer ensino de qualidade através da utilização dos recursos pedagógicos adequados. Também promover a integração com a comunidade”, destacou a diretora Rosângela Adiaci.


A Escola Municipal Jardim Ivone é uma das mais importantes da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã. Possui mais de 470 alunos matriculados. Recentemente, o prefeito Flávio Kayatt inaugurou a reforma e ampliação daquele estabelecimento de ensino que, antes possui apenas alas de aula, secretaria e uma cozinha. “Hoje contamos com biblioteca, sala de informática, sala de professores, direção, coordenação e um pátio coberto para refeições”, destacou a diretora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue