sábado, 24 de fevereiro de 2024

Horta orgânica garante alimentos de qualidade na Escola Municipal Jardim Ivone

Horta orgânica garante alimentos de qualidade na Escola Municipal Jardim Ivone

02 maio 2012 - 12h59
Divulgação (TP)

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Jardim Ivone está proporcionando resultados altamente positivos. Trata-se da Horta Orgânica que, além de produzir alimentos de qualidade para a merenda escolar, propicia a oportunidade para que os alunos possam absorver conhecimentos em diversas disciplinas.


O projeto envolve um grupo de alunos voluntários do 5° ao 9° ano. Eles ajudam na manutenção da horta. No local, também são ministradas aulas dentro do Programa Mais Educação que envolve as turmas dos 1°, 2° e 3° anos, totalizando 160 crianças.
A diretora fez questão de ressaltar a mobilização das secretarias municipais que proporcionaram a criação da horta, como a Educação e Infraestrutura. O projeto é desenvolvido pelo professor Eronides Vital de Barros que disse que o objetivo é em primeiro lugar buscar a saúde da comunidade e a relação aluno/professor.

De acordo com o professor, a horta orgânica começa utilizando-se o esterco, feito com a compostagem, distribuindo-se pelos canteiros, sem a utilização de pesticidas no combate às pragas. “A produção será de uso interno da escola na merenda escolar, com a vantagem de ser colhido e consumido na hora”, frisou.
A diretora da escola, Rosângela Adiaci, destacou a importância do trabalho que consiste também na educação alimentar. “Um ponto importante é a participação da comunidade escolar. Os alunos e os pais ajudam, de maneira voluntária. A horta mobilizou a escola que ganhou uma nova paisagem, valorizando ainda mais nossas instalações físicas recentemente reformadas e ampliadas”, afirmou.


O professor Eronildes informou que a horta consiste em dez canteiros contendo várias hortaliças e legumes. As primeiras colheitas já foram feitas pelos próprios alunos, reforçando a qualidade da merenda. “Também cultivamos árvores frutíferas, como acerola que, futuramente, estarão produzindo”. Detalhe: as mudas que não são utilizadas na horta são doadas para a comunidade incentivando a produção e consumo de alimentos saudáveis junto à população.


“Nossa proposta é oferecer ensino de qualidade através da utilização dos recursos pedagógicos adequados. Também promover a integração com a comunidade”, destacou a diretora Rosângela Adiaci.


A Escola Municipal Jardim Ivone é uma das mais importantes da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã. Possui mais de 470 alunos matriculados. Recentemente, o prefeito Flávio Kayatt inaugurou a reforma e ampliação daquele estabelecimento de ensino que, antes possui apenas alas de aula, secretaria e uma cozinha. “Hoje contamos com biblioteca, sala de informática, sala de professores, direção, coordenação e um pátio coberto para refeições”, destacou a diretora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI

Polícia paraguaia identifica morto durante confronto com grupo de 'Macho'

EDUCAÇÃO

Com a agenda cheia, governador acompanha volta às aulas de perto no interior de MS

GERAL

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões

SEGURANÇA

Polícia Científica de MS participa de curso para aprimoramento em análise ambiental do MP