terça, 16 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

IFMS abre mais de mil vagas para formação técnica a distância

30 setembro 2022 - 14h30Por IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 29, o edital do processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância. São 1.064 vagas com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.

Os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática serão ofertados em polos de apoio presencial localizados em 17 municípios: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os cursos são de formação técnica a distância na modalidade subsequente. Para participar da seleção, é preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

O quadro completo de vagas e dias e turnos dos encontros presenciais, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e deverão ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. O prazo terá início na segunda-feira, 3, e seguirá até 30 de outubro.

O candidato deverá, no ato da inscrição, escolher a opção de curso e campus/polo oferecidos pelo IFMS.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.

Seleção – Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 10 de novembro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread). 

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 16 de novembro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro de 2023. 

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 19 e 27 de janeiro. O início das aulas está previsto para a semana de 27 de fevereiro a 4 de março.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail cursos.ead@ifms.edu.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa