sábado, 27 de abril de 2024
Dourados

Justiça suspende cobrança do estacionamento rotativo em Dourados

15 abril 2016 - 12h10Por Fonte: douradosagora
O juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, José Domingues Filho , acatou pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e decidiu suspender a cobrança do estacionamento rotativo.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (14) e refere-se apenas à suspensão de cobrança. O juiz ainda irá analisar outros pedidos feitos pelos promotores Eteocles Brito Mendonça Dias Junior e Ricardo Rotunno.

Além de pedir suspensão do rotativo, os promotores, em Ação Civil Pública contra o Município de Dourados e a empresa EPX Parking, requereram a mudança no sistema de cobrança, de forma que seja fracionado, de acordo com o tempo de uso. Também pedem que seja devolvido dinheiro para quem já pagou pelo estacionamento, caso o usuário consiga comprovar o gasto no rotativo.

Na decisão, o juiz determina a suspensão imediata do contrato de concessão entre a Prefeitura e a Exp Parking, e a paralisação da cobrança aos usuários pela prestação do serviço concedido até final julgamento do processo.

A Prefeitura e a EXP têm 30 dias para contestar a decisão da justiça.

Questionamento

As mudanças, que segundo o MPE impactaram a população, centram-se, principalmente, nas seguintes ilegalidades: ausência de competência da autoridade que subscreve o contrato na qualidade de poder concedente, em desrespeito à Lei Orgânica do Município, ou seja, o chefe da Agetran, Ahmad Hassan Gebara, o Mito, assinou o contrato junto a EXP, quando deveria ter sido, segundo o MPE, o prefeito Murilo Zauith; cobrança da tarifa sem respeito ao efetivo período de permanência na vaga; ausência de fracionamento de período de uso por prazo inferior a 30 minutos; ausência de utilização de aparelhos de medição do efetivo tempo de uso (parquímetro) – conforme previsto inclusive no contrato de concessão –, em prejuízo dos consumidores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência