Ludimar recebe representantes do Estado para discutir turismo na fronteira
04 novembro 2015 - 11h08Por Fonte: reporterms
O prefeito Ludimar Novais manteve reunião na tarde desta terça-feira, dia 3, com o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, que também é presidente do Conselho Estadual de Cultura. A reunião ocorreu no gabinete do Paço Municipal e contou com a presença de várias personalidades ligadas ao desenvolvimento cultural e turístico de Mato Grosso do Sul, além da secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Michele Brizueña; da presidente da Fundação de Cultura de Ponta Porã (Fundac), Gisele Benites Flor; e do representante da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Jorge Dominguez.
Durante o encontro o prefeito Ludimar Novais falou sobre os projetos que sua administração vem desenvolvendo no sentido de fomentar a indústria do turismo na região de fronteira. Ele destacou a importância do setor para a economia não apenas de Ponta Porã, mas também de Pedro Juan Caballero, ressaltando a riqueza histórica e cultural da região. Ludimar falou sobre os avanços na área educacional com a implantação de novas universidades que atendem brasileiros e paraguaios, lembrando de um importante projeto em fase de estudo para implantação o qual prevê um centro de estudos inclusive com curso de medicina e diploma reconhecido pelo Brasil, Paraguai e Estados Unidos.
Já o secretário Athayde Nery fez questão de ressaltar o objetivo do governo do Estado em estabelecer parcerias para o desenvolvimento turístico da fronteira. “Nós queremos discutir projetos que possam atrair mais turistas para a fronteira e um dos grandes planos em andamento é o da rota Pantanal/Bonito, cujo trajeto passa por Ponta Porã e que atrai pessoas não apenas do Brasil, mas de vários países do mundo que se interessam pelas nossas riquezas naturais e que podem também conhecer um pouco mais da história e cultura dos brasileiros e paraguaios que vivem nessa região de fronteira”.
Pelo lado da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, foi destacado um trabalho que já vem sendo desenvolvido em parceria com o Paraguai. Michele Brizueña disse que é importante o apoio do Estado na elaboração de novos projetos que possam de fato fomentar o setor turístico tanto de Ponta Porã quanto de Pedro Juan Caballero. A presidente da FUNDAC, Gisele Flor, por sua vez ressaltou as muitas atividades desenvolvidas em conjunto e falou sobre a riqueza histórica/cultural que pode despertar o interesse dos turistas. “Temos uma bonita história construída no pós-guerra com a chegada da erva-mate, do território federal de Ponta Porã e também da Rede Ferroviária Federal”, disse.
Jorge Dominguez, representando a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, falou que já conversa com a equipe do prefeito Ludimar Novais para promover o desenvolvimento turístico da fronteira. “Hoje Ponta Porã e Pedro Juan Caballero representam dois países, mas são praticamente uma única cidade. Queremos receber as pessoas não apenas para o turismo de compras, mas para conhecer a nossa cultura, a comida, a história, entre outros atrativos”, disse.
A reunião contou com a presença das seguintes pessoas: prefeito Ludimar Novais; secretário de Estado, Athayde Nery; dos seguintes representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação: Matheus Dauzacker, José Francisco Ferrari (Zito), Tânia B. Sother, Suelise de Paula Ferreira e Robson Ribeiro; Jaqueson Mário Burges, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; Rita Natália Serenza, da Fundação de cultura do Estado, Ricardo Maria Figueiró, historialista e empresário; e Jorge Dominguez, da Senatur do Paraguai. No próximo dia 12, uma equipe de Ponta Porã participará de uma ampla discussão estadual sobre desenvolvimento do turismo no Estado.