sexta, 26 de abril de 2024
Desaparecidos

Morte, angústia e mistério marcam um ano de sumiço de casal de jovens

23 janeiro 2015 - 13h55Por Fonte: campograndenews
No dia 24 de janeiro de 2014 um jovem casal de Anastácio, cidade a 135 quilômetros de Campo Grande, foi visto pela última vez em uma estrada perto de Taboco, distrito a 50 quilômetros de Aquidauana. Até hoje, um ano depois, o desaparecimento dos dois é um mistério.Amanda Galhardo, 16 anos, e Aguinaldo de Oliveira Silva Júnior, 20, saíram de Anastácio no meio da tarde daquela sexta-feira, dia 24, em uma moto Honda Fan 125 preta para ir à fazenda da tia do rapaz, que fica próxima a Taboco.

Por volta das 15h20, Júnior ligou para a mãe avisando que o pneu da moto havia furado e que eles voltariam para a cidade empurrando o veículo. Porém, como os dois não chegavam, a família resolveu ir atrás do casal, mas não encontraram os jovens.

O Campo Grande News conversou com Aguinaldo de Oliveira, 36 anos, pai de Júnior, que falou sobre a angústia de não ter notícias do filho. "É muito triste, é difícil. A gente tem aquela esperança de ainda encontrar ele em algum lugar, mas nunca mais tivemos sinal nenhum", compartilha.

Oliveira, casado com a mãe de Amanda, é ao mesmo tempo padastro e sogro da jovem. No entanto, ainda no início do ano passado, a esposa de Oliveira, mãe de Amanda, ficou muito doente e faleceu no mês de abril.

Em meio à tanta dor, Oliveira encontra força na fé. "Deus é tudo pra mim, tudo o que me resta, é nele que me apego. Não tem outro jeito, tem que ter fé e se apegar em Deus porque senão fica ainda mais difícil", considera.

Conselho - Para tentar alertar e evitar que outros casos aconteçam, como o desaparecimento de Amanda e Júnior, Oliveira aconselha: "se vai para um lugar mais afastado da cidade, vai em grupo, não vá sozinho." O conselho vale também para quem se aventura de moto em estradas menos movimentadas. "Mesmo se for de moto, vá em duas ou três motos, mas não sozinho. Todo cuidado é bem-vindo, né?", diz.

"Todo dia a gente vê na TV casos de gente desaparecida e nunca imagina que uma coisa dessa vai acontecer com a gente, né? Mas pode acontecer com qualquer um, infelizmente", lamenta.Buscas e investigação - Aguinaldo Júnior, soldado do Exército, estudava para se tornar cabo e, na época, estava com Amanda há dois anos. Os dois moravam juntos na região de Aldeinha, em Anastácio.

O caso ainda está aberto na 1ª Delegacia de Aquidauana. "É um total mistério. Perdemos totalmente o norte nas investigações porque esgotamos todas as linhas de investigação, todos os indícios e informações que recebemos. Como o jovem era do Exército, eles também participaram das investigações, fizeram buscas, mas nenhum vestígio foi encontrado. Nem roupas, nem pertences, nem a moto", conta o delegado Mário Donizete Ferraz de Queiroz.

A quebra do sigilo bancário e telefônico do casal foi solicitado, mesmo assim, nenhuma pista a mais foi obtida.

Caso parecido - Antes que o casal desaparecesse, a região vivenciou outro episódio parecido. No dia 24 de outubro de 2012, o mototaxista Joaquim do Espírito Santo, de 56 anos, desapareceu depois de ser contratado para fazer uma corrida no início da tarde daquele dia.

O homem, que trabalhava em Aquidauana, município vizinho a Anastácio, desapareceu com sua moto, uma Honda Titan. No dia seguinte, 25 de outubro de 2012, o corpo de Joaquim foi encontrado em uma mata às margens da estrada de acesso ao antigo Pesqueiro do Tonicão.

Em julho do ano passado, o homem apontado como autor do crime, Ilaerson Galdino Jorge, de 21 anos, foi preso em Campo Grande. Ilaerson estava cometendo infrações de trânsito com a moto de Joaquim.

Sabendo das infrações, a polícia de Aquidauana realizou diligências durante 5 meses na Capital até conseguir abordá-lo. Ilaerson confessou que matou Joaquim e roubou a moto do trabalhador.

Ligações entre os crimes - A polícia chegou a suspeitar de ligação entre os episódios, já que Ilaerson conviveu, no Exército, com Aguinaldo Júnior. "Suspeitamos que Ilaerson poderia ter cometido algum crime contra o casal desaparecido, mas nunca conseguimos comprovar ligação. Nunca conseguimos encontrar indícios que unissem esses fatos", finaliza o delegado Donizete.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue