quinta, 02 de maio de 2024
MS

Nova portaria da Iagro altera procedimentos de vacinação e trânsito de bovinos no Estado

11 novembro 2015 - 14h29Por Fonte: noticias
Uma Portaria da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) de hoje (11) altera procedimentos relativos ao trânsito e a vacinação dos bovinos em Mato Grosso do Sul.

Segundo o gerente da Defesa Sanitária Animal, Rubens Rondon, uma das novas medidas adotadas e já realizada este ano na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, é o calendário da região da Fronteira que passou a acompanhar o da data de vacinação do Planalto. “A segunda etapa que começou no dia 13 de outubro já começou com determinações da nova Portaria.

Na Fronteira antes tínhamos a vacinação para todo o rebanho, ou seja de mamando a caducando, agora seguindo a região do Planalto só foram e serão vacinados animais com até 24 meses. Os animais acima de 24 meses passam a ficar liberados para o trânsito em qualquer região do Estado ou fora dele, sem necessidade de vacinação”, explicou Rondon.

Outra modificação estabelecida pela Portaria e que já vem sendo aplicada desde 1º de junho deste ano, foi a mudança do nome da Guia de Trânsito Animal (GTA) para e-GTA, que por tornar-se eletrônica pode ser emitida tanto por escritórios da Iagro como pelo produtor com cadastro na Saniagro.

O reforço obrigatório para animais da região do Pantanal que tinha prazo de validade de seis meses de mamando a caducando, também muda. Bovídeos com mais de 24 meses passam a ter prazo de validade aumentado para um ano e os demais permanecem com prazo de até seis meses de vacinação reforçada, para entrar no Planalto.

Para finalizar uma observação importante passará a constar nas e-GTA’s de animais que saírem da zona de Fronteira para o Estado ou fora dele. “Nestas guias constará que os animais são provenientes de área na habilitada para exportação à União Europeia e para o Chile”, finalizou o gerente de Defesa Sanitária Animal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

LEI

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos

DOURADOS

Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto

ECONOMIA

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto