sexta, 26 de abril de 2024
MS

Novo presídio semi-aberto será inaugurado em dezembro

21 novembro 2014 - 07h08Por Fonte: perfilnews
O governador André Puccinelli deverá inaugurar no final de dezembro o novo prédio do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto Masculino de Dourados. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) à Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) nesta quinta-feira (20).

O novo prédio está localizado às margens da rodovia MS-379, próximo à saída para o Distrito de Panambi e ao lado da PHAC (Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa).

As novas instalações têm capacidade para 500 detentos, com área construída de 3,6 mil metros – incluindo bloco administrativo, bloco de celas, área de vivência, quadra de esportes e estacionamento interno e externo. A inauguração do novo prédio é vista com alívio pela sociedade douradense, que há anos enfrenta uma série de impactos negativos com a instalação do semiaberto na rua Hayel Bon Faker, em área residencial nobre de Dourados. Entre os principais problemas gerados pelo presídio naquela região, estão o aumento na criminalidade e a desvalorização imobiliária.

Hoje, segundo a assessoria de imprensa da Agepen, são 258 internos no regime semiaberto em Dourados. Alguns têm autorização para trabalhar fora do presídio e retornam à noite; outros, permanecem no prédio durante todo o dia. Há, ainda, outros 181 presos em regime aberto – que não permanecem no presídio, apenas assinam uma lista de presença diária para comprovar que permanecem na cidade. A previsão, segundo a assessoria, é que toda a estrutura seja transferida para as novas instalações.

Polêmica

Recentemente, a desocupação do prédio atual do semiaberto gerou polêmica depois que o governo do Estado admitiu a intenção de levar para o local o presídio feminino de forma definitiva. Após reação da sociedade douradense, apoiada pela Aced, o governador voltou atrás e prometeu desativar o prédio, que é alugado, após a transferência.

Apesar disso, ainda há uma informação extraoficial de que o prédio seria utilizado para o regime fechado na forma de albergue. No entanto, a informação não foi confirmada pela assessoria, que disse desconhecer qualquer projeto para aquele prédio após a desocupação em dezembro. “Temos o compromisso do governador de deixar o sistema prisional fora da região central de Dourados e esperamos que esta promessa seja cumprida”, destaca o presidente da Aced, Antônio Nogueira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha