segunda, 29 de abril de 2024
Ponta Porã

"Onze" é tombado como Patrimônio Histórico de Ponta Porã

"Onze" é tombado como Patrimônio Histórico de Ponta Porã

20 novembro 2015 - 07h00Por Assessoria
O 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o 11° RC Mec, passa a fazer parte do Patrimônio Histórico do Município de Ponta Porã. A lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, foi aprovada em votação unânime na Casa de Leis e publicada na edição do dia 13 de novembro do Diario Oficial do Município.

No Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, o parlamentar disse que "mais do que pensar na proteção do Patrimônio Histórico, torna-se clara a finalidade de preservar a memória da instituição que está ligada à História de Ponta Porã, e que fez por merecer ser conhecida pelas novas gerações". De acordo com Marcelino Nunes, "com a Lei do Tombamento, é possível perpetuar nos anais da nossa História, o nome do glorioso 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado".

QUASE UM SÉCULO DE HISTÓRIA

Criado no dia 11 de dezembro de 1919, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, a primeira denominação desta unidade militar foi 11° RCI - Regimento de Calaria Independente. Seu primeiro comandante foi o Capitão Hipólito Paes de Campos.

Em agosto de 1930, assumiu o comando do Regimento aquele que seria imortalizado em sua denominação histórica, o então Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra que, posteriormente, foi Ministro da Guerra e Presidente da República. Durante a 2ª Guerra Mundial, o "Onze" mandou aos campos de batalha da Itália vários militares. Tombaram no confronto com o exército nazista, os pracinhas Sebastião Ribeiro e Tomas Antônio machado.

Ao término daquela guerra,, em 1946, o Regimento teve sua denominação alterada, passando para 11° Regimento de Cavalaria, subordinado à 4ª Divisão de Cavalaria, então localizada em Campo Grande.

Em 1985, o Regimento recebeu sua atual denominação, 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado (11° RC Mec), mantendo-se subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, já sediada em Dourados.

Nos anos de 2006, 2009 e 2013, o "Onze" enviou contingentes para o Haiti, compondo as Forças de Paz da ONU _ Organização das Nações Unidas, que atuam naquele país. No próximo dia 11 dezembro, o "Onze" vai completar 98 anos de criação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário