sexta, 26 de abril de 2024
CRIME AMBIENTAL

PMA de Cassilândia, IBAMA e Imasul apreendem em chácara 29 animais

Entre araras, macacos, jabutis, papagaio, periquito, pomba e autuam infrator em R$ 64 mil

05 maio 2021 - 15h00Por PM-MS

O Sistema de Ouvidoria do Ibama de fauna em cativeiro e maus tratos a animais domésticos enviou denúncia ao Ibama de Mato Grosso do Sul, que junto com o Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul) e da Polícia Militar Ambiental de Cassilândia realizaram uma operação conjunta ontem (4) e conseguiram apreender diversos animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro em uma chácara, localizada no perímetro urbano do município de Cassilândia.

Os Policiais e fiscais chegaram à chácara, onde reside um casal, confirmaram a denúncia e encontraram sete araras, um casal de primatas da espécie macaco-prego, um periquito, um papagaio, uma pomba silvestre, além de 17 jabutis. A exceção das araras que estavam com as asas cortadas e soltas na chácara, todos os animais eram mantidos em locais fechados. Os bichos que não tinham origem legal e que foram capturados na natureza foram apreendidos.

O proprietário da Chácara (78) afirmou que recebia de pessoas da cidade os animais, que chegavam machucados e cuidava, porém, os Policiais e fiscais não acreditaram na história e calculam que ele mantinha para comércio, inclusive, aparentemente ele estava reproduzindo alguns bichos, como os jabutis, que dos 17 animais, vários eram filhotes. O casal também expunha os animais nas redes sociais.

Mesmo se fosse verdade a afirmação, o infrator precisaria de autorização do órgão ambiental para receber, possuir, ou manipular qualquer animal silvestre. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 64.000, por manter em cativeiro fauna silvestre sem autorização ambiental e responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

Um dos primatas apreendidos.

Jabutis apreendidos.

Papagaio apreendido.

Uma das araras apreendidas com as asas cortadas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue