segunda, 29 de abril de 2024
Lava Jato

Polícia Federal inicia a 30ª fase da Operação Lava Jato no RJ e SP

24 maio 2016 - 10h30Por Fonte: douradosnews
A Polícia Federal (PF) cumpre, desde o início da madrugada desta terça-feira, dia 24 de maio, a 30ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. Serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A ação foi batizada de "Operação Vício".

Segundo a PF, as investigações focam no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro de contratos firmados com a Petrobras. A ação mira vários contratos e repasses de valores não devidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos.

Ainda conforme a PF, três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

A PF disse ainda que, em outro procedimento, também estão sendo cumpridos mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas.

Os crimes investigados nesta etapa são corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

29ª fase

A 29ª fase foi deflagrada nesta segunda-feira (23) e prendeu o ex-tesoureiro do Partido Progressista (PP), João Claudio Genu, e o sócio dele, Lucas Amorim Alves.

Os dois são suspeitos de receber propina de valores desviados da Petrobras. Contra Genu, o juiz federal Sérgio Moro expediu um mandado de prisão preventiva, ou seja, com prazo indeterminado.

Já o mandado contra Alves foi em caráter temporário, por cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo tempo ou transformada em preventiva. Quem decidirá isso será o juiz, baseado nos pedidos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF).

A 29ª fase da Lava Jato apura o recebimento de propina e lavagem de dinheiro por parte de Genu e Alves. Também foi expedido um mandado de prisão contra o empresário Humberto do Amaral Carrilho, que está no exterior e é considerado foragido. Ele afirmou, no entanto, que vai se entregar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

SAÚDE

Projeto retira competência da Anvisa sobre adoção de bula digital

POLÍCIA

Homens são presos transportando celulares de maneira ilegal em caminhão de mudança

DIREITO E JUSTIÇA

Projeto torna crime o abandono dos filhos pelos pais no ambiente digital