Polícia monta equipe no combate à lavagem de dinheiro no Estado
Instituição tem um laboratório e está recrutando policiais para integrarem grupo especial
04 novembro 2015 - 21h14Por Fonte: correiodoestadoA Polícia Civil de Mato Grosso do Sul procura por policiais para formar uma equipe que vai trabalhar para identificar suspeitos de lavagem de dinheiro no Estado. O setor responsável por identificar as provas materiais desse tipo de crime é o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).
A instituição está procurando profissionais para integrarem esse departamento desde 29 de outubro. O processo de seleção foi até esta quarta-feira (4).
Para trabalhar no laboratório, os policiais precisam ter curso superior nas áreas de administração, contabilidade, economia, estatística, informática ou matemática.
A aprovação dos concorrentes depende de experiência profissional e avaliação da carreira. O responsável pelo laboratório é um delegado.
O equipamento foi criado em outubro de 2014 depois que o Banco Central do Brasil desenvolveu uma política de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e a definiu como estratégia nacional a ser implantada. O laboratório é o responsável por acessar o Sistema de Investigação de Movimentação Bancária (Simba).
O Lab-LD é uma ferramenta que ajuda a polícia a sequestrar bens de traficantes, por exemplo, e atua diretamente com a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco). Outras delegacias podem requisitar o apoio.