terça, 07 de maio de 2024
MS

Ponta Porã: o turismo e a cultura de fronteira

16 maio 2016 - 14h49Por Fonte: noticias
A "Princesinha dos Ervais", como é conhecida a cidade de Ponta Porã, se localiza a cerca de 324 km da capital sul-mato-grossense e faz divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Com uma rica cultura, a origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de Erva-mate.

Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porã era apenas uma região deserta no interior do Paraguai habitada somente por tribos de índios, como os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani. A região era também local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Anos após o fim da Guerra do Paraguai, já em 1943 o Presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal de Ponta Porã, onde foi instalada a capital. Em 1946 o território é extinto e incorporado ao então estado de Mato Grosso. Em 1977, com a divisão de Mato Grosso em duas unidades federativas, é fundado o estado de Mato Grosso do Sul ao qual Ponta Porã parte atualmente.

Ponta Porã integra a região turística sul-mato-grossense "Caminhos da Fronteira", que é formada por nove cidades das quais seis fazem fronteira com o Paraguai. São fortes os laços comercial, social e cultural entre brasileiros e paraguaios, que mantêm uma convivência pacífica e em harmonia com as diversidades culturais, responsáveis por proporcionar aos turistas uma experiência de contato com uma identidade multicultural e sua diversidade de hábitos e costumes.

O município de Ponta Porã tem seu turismo focado na interação entre a população local e os seus visitantes. Há várias atrações turísticas que se voltam para o Turismo de Aventura, em Parques Ecológicos com trilhas e cachoeiras, Turismo Rural, em sítios e estâncias, Turismo de Contemplação e Étnicos, em morros com inscrições rupestres, Turismo Histórico, Cultural em museus, monumentos e na própria fronteira seca com o país vizinho, além do turismo de compras.

A gastronomia é um atrativo à parte, pois além da culinária típica de todo o Mato Grosso do Sul como o delicioso churrasco com mandioca, a região de fronteira ainda nos proporciona saborear pratos como a sopa paraguaia (espécie de bolo salgado feito à base de milho, queijo e cebola) e o tereré (bebida feita com mate, água e gelo).


As tradicionais rodas de tereré são muito comuns pela cidade e unem brasileiros, paraguaios e até os visitantes estrangeiros. Por isso, as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são consideradas cidades gêmeas por causa de sua proximidade cultural. Outra curiosidade é a língua utilizada pelos moradores, já batizada de "portunhol", pois muitas vezes não se fala puramente os idiomas guarani, nem o espanhol e nem o português. Ponta Porã é uma viagem à rica cultura fronteiriça de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

CCJ do Senado aprova novo seguro obrigatório para veículos

GERAL

Polícia investiga grupo que vendia peças adulteradas para a Petrobras

ECONOMIA

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha

GERAL

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 37 milhões