sábado, 12 de outubro de 2024
IPVA

Prazo de pagamento à vista do IPVA com desconto termina dia 29 em MS

21 janeiro 2016 - 11h47Por Fonte: riobrilhantenews
Termina no dia 29 de janeiro o prazo para que os proprietários de veículos automotores de Mato Grosso do Sul façam o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 à vista com desconto de 15%.

Caso opte pelo pagamento parcelado, que pode ser feito em até cinco vezes, mas sem desconto, a primeira parcela também vence no dia 29 de janeiro. As subsequentes terão como data limite de quitação em: 29 de fevereiro, 31 de março, 29 de abril e 31 de maio.

O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 30, no caso de veículos de duas rodas, e R$ 55 para os demais tipos de veículos. Em caso de atraso, haverá juros de mora e multa.

Em 2016, para contenção de despesas, os carnês do IPVA foram impressos em preto e branco, segundo a secretaria estadual de Fazenda. Em caso de dúvidas sobre o carnê, o contribuinte pode entrar em contato com a Superintendência da Gestão da Informação (SGI) pelo telefone (67) 3318-3600 ou ir às Agências Fazendárias (Agenfas) nos municípios.

A Sefaz também disponibilizou um atalho em sua página na internet para a emissão da segunda via dos boletos (clique aqui e acesse). O carnê continua sendo emitido em única via, independente do pagamento à vista ou parcelado.

As alíquotas

A alíquota do IPVA para automóvel (carro de passeio), camionete, camioneta de uso misto e utilitário passou de 2,5% para 3,5%. Para ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo, continua em 2%; caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros tiveram as alíquotas reajustadas de 1,5% para 2%.

Para automóveis de oito lugares movidos a diesel, a alíquota fica em 4,5%. No caso dos frotistas – que possuem mais de 30 veículos – a alíquota é de 1,5% para motos; 2% para automóveis, carros de passeio e utilitários; 3% para automóveis de oito lugares movidos a diesel; e 1% para caminhões e ônibus.

O governo do estado manteve este ano a isenção da total da cobrança do imposto para os carros no primeiro ano e de 50% para as motos na mesma condição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

DOURADOS

Homem vai à polícia após ser ameaçado com machadinha

EDUCAÇÃO

Pedidos de isenção para vestibular da Uems segue até 15 de outubro

DIREITOS HUMANOS

Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia