Uma parceria envolvendo a Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, com o Ministério Público do Trabalho, MPT, resultou no desenvolvimento de um projeto que visa promover ações conjuntas voltadas para debater nas escolas municipais temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
O projeto está sendo desenvolvido em 10 escolas municipais e envolve 689 alunos do 6° ano.
A secretária municipal de educação, Joelma de Fátima Moura, informa que o principal objetivo do projeto é intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. “Também estamos agindo, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, para romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e adolescente e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente”, afirma.
De acordo com Elizabete Ferreira de Brito, coordenadora do projeto na Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã, os professores já receberam a capacitação para desenvolver as atividades teóricas e práticas com os alunos.
Nesta quinta-feira, os coordenadores e diretores das escolas envolvidas no projeto receberam os materiais que serão trabalhados em sala de aula. São cartazes, gibis, cartilhas e as orientações metodológicas. “Elaboramos um calendário prevendo a realização das atividades do projeto que consiste na realização de 12 aulas de cidadania, 9 aulas de artes e 2 de língua portuguesa. A previsão é de que até o mês de setembro seja desenvolvido todo o cronograma estabelecido”, declarou Elizabete.
A secretária de educação informou ainda que está sendo agendada uma palestra com a Procuradora do Trabalho, Dra. Cândice Gabriela Arosio, do MPT. A atividade, prevista para este mês de maio, deverá se constituir na aula magna, abrindo oficialmente o projeto em Ponta Porã.