sexta, 26 de abril de 2024
BRASIL

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado nesta quinta-feira

19 maio 2021 - 18h00Por TJMS

Será nesta quinta-feira (20), às 10 horas (horário DF), o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. Voltado aos gestores públicos de todo o país, o programa disponibiliza ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção.
 
Ressalte-se que, considerada um dos problemas crônicos da sociedade brasileira, a corrupção vem trazendo, ao longo dos anos, sérias consequências sociais e econômicas ao Brasil.
 
Assim, para apoiar as organizações públicas brasileiras a enfrentar a corrupção, o programa pretende levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade.
 
Podem participar gestores de organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação, pois a intenção é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
 
Por meio de plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
 
O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção. O evento de lançamento é aberto ao público.
 
A inscrição pode ser realizada pelo link https://bit.ly/3tYz2ea e a transmissão poderá ser acompanhada pelo canal do TCU no Youtube (https://bit.ly/3w9ZD9w). Mais informação estão disponíveis no www.rededecontrole.gov.br.
 
Saiba mais – O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
 
A proposta tem ainda o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal