Toma posse na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro, o primeiro reitor eleito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak. A cerimônia será realizada em Brasília, às 14h30 (hora local), com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Luiz Simão foi eleito pela comunidade acadêmica do IFMS em maio deste ano, com 66% dos votos, para mandato de quatro anos. O decreto de nomeação do novo reitor foi publicado no último dia 24, no Diário Oficial da União.
Após a posse em Brasília, a reitora pro tempore do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira, a frente da instituição desde maio de 2014, irá transmitir o cargo em solenidade na próxima sexta-feira, 4, às 9h.
A cerimônia de transmissão será no auditório da Receita Federal, em Campo Grande. O endereço é Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 3, no Parque dos Poderes. Entre os convidados estão autoridades, representantes de instituições parceiras e a comunidade acadêmica.
Luiz Simão será o terceiro reitor do IFMS desde a implantação em janeiro de 2009. Além de Maria Neusa, o cargo também foi ocupado pelo professor Marcus Aurélius Stier Serpe, responsável pelo início das atividades do Instituto em Mato Grosso do Sul.
Currículo - Luiz Simão possui Licenciatura em Matemática, com habilitação em Física e Estatística, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
É mestre em Tecnologia e doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Pernambuco.
Integrou o quadro permanente de professores do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando nas áreas de física e gestão de qualidade, e ocupou cargos de coordenador e diretor-geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR.
Também foi Secretário Municipal de Qualificação Profissional de Ponta Grossa e exerceu outras atividades relacionadas à docência e à pesquisa.
No IFMS, atua desde 2010. Já ocupou os cargos de diretor-geral pro tempore dos campi Três lagoas e Corumbá, além de pró-reitor de Pesquisa e Inovação.