sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Porã

Saúde intensifica combate ao Zika, dengue e ao chikungunya em Ponta Porã

02 dezembro 2015 - 07h30Por Assessoria


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, vigilância em Saúde, coordenadoria do setor de vetores e endemias, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância da saúde do trabalhador, vigilância ambiental, atenção básica da saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando uma verdadeira força-tarefa para intensificar o combate aos criadouros e ao mosquito “aedes aegypti”, transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Imad Ahmad Hazime, a ação de combate está ocorrendo no centro e em todos os bairros da cidade, com a distribuição de panfletos ilustrativos e a realização de palestras de orientação, prevenção e conscientização em empresas com grande concentração de funcionários.

Já o coordenador do setor de controle de endemias e vetores, Edilson Melgarejo, disse que o objetivo do trabalho é levar através de palestras nas empresas e para a comunidade, orientações sobre a prevenção e conscientização da importância de combater o mosquito aedes agypti, transmissor da dengue e também do vírus zika, além de provocar a febre chikungunya.

“Estamos explicando para as pessoas que para evitar o zika e a febre chikungunya precisamos adotar os mesmos procedimentos que temos para evitar a dengue. Os agentes de controle de endemias e vetores estão atuando diariamente em todos os bairros e centro da cidade, como forma de conscientizar as pessoas. Também estamos preparando ações conjuntas com o Paraguai, através do Comitê Bi-nacional, para que possamos atacar dos dois lados da fronteira”, destacou.

Já a gerente de vigilância em saúde, Marina Derzi, disse que o prefeito Ludimar Novais tem dado total apoio para que sejam desenvolvidas campanhas de conscientização no município. “O prefeito tem nos dado um suporte muito bom, assegurando a estrutura necessária para que nós possamos desenvolver essa força-tarefa de combate ao mosquito transmissor. As ações visam principalmente acabar com os criadouros, evitando dessa forma a proliferação da doença. Também vamos desenvolver em conjunto com a Secretaria Municipal de
Obras e Urbanismo um dia de limpeza de quintais. Os moradores vão colocar lixos que estejam nos quintais na frente dos imóveis e um caminhão passará recolhendo. A data para esse trabalho ainda não foi definida”, disse.

Conhecendo o Zika

O vírus Zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência