terça, 16 de julho de 2024
Ponta Porã

Saúde realiza “blitz educativa” no combate ao mosquito “aedes aegypti”

Conscientização é fundamental para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus

15 dezembro 2015 - 08h03Por Assessoria


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Setor de Vetores e Endemias iniciaram uma verdadeira “blitz educativa” no trânsito, no comércio e nos bairros do município, o propósito é sensibilizar a população ao combate dos focos do mosquito “aedes aegypti” transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A ação consiste com a abordagem aos motoristas e pedestres, realizada pelos agentes de saúde, com a entrega de materiais de conscientização, prevenção e combate ao mosquito, a blitz foi iniciado no semáforo da Avenida Brasil com a Rua 07 de setembro e posteriormente foi realizado um trabalho de panfletagem no comércio e bairros. Até um boneco gigante do mosquito esteve presente na “bliz” para chamar a atenção da população.

Para o coordenador do setor de vetores e endemias, Edilson Melgarejo, a mobilização busca alertar os moradores dos riscos da tríplice epidemia. “A gente precisa realmente da participação efetiva da comunidade, sem o apoio deles, o nosso trabalho é inválido. 90% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências”, alertou.

CUIDADOS

A dica é manter recipientes, como caixas d'água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, caneletas, blocos de cimento, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE E ENERGIA

Comissão aprova proposta que determina o resgate de animais em situação de maus-tratos

GERAL

Indígena é baleado durante ocupação de fazenda em Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Pesquisa: 46% da população acham que país está melhor este ano

ECONOMIA

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda