quinta, 25 de abril de 2024
Governo Municipal

Secretaria Municipal de Segurança Pública completa um ano

24 dezembro 2014 - 08h14Por Fonte: Assessoria
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública apresentou o balanço anual dos trabalhos, ressaltando a atuação positiva da Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte.

O primeiro ano foi de muita ação e dedicação a segurança dos pontaporanenses, de janeiro a dezembro de 2014, foram registrados 229 boletins de atendimento, atendendo casos de furto de veículos, violência doméstica, trote, tentativa de homicídio e tantos outros, que demostrou o empenho desses homens em proporcionar segurança.

Mesmo sendo obrigação do Executivo Estadual, o prefeito Ludimar Novais tinha como objetivo a criação e estruturação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com a certeza que seria um avanço para o município, e hoje a população pode ver que isso é realidade, que o efetivo da Guarda tem atendido as solicitações populares e que o empenho do Prefeito não foi em vão, pois a sensação de segurança aumentou ao ver as rondas a pé, no centro da cidade, e as rondas motorizadas em pontos críticos do município.

O efetivo que cumpre seu oficio, com determinação e coragem, tem ganhado o respeito dos fronteiriços, e eles tem se qualificado para melhor atender, participam de cursos periodicamente, através de convênios com a SEJUSP (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças). O secretário Ulisses César Alcarás disse que a Guarda Municipal está preparada para fazer o policiamento comunitário. “E cabe ressaltar que todos os integrantes são pessoas aqui mesmo de Ponta Porã, que mantém aqui seus familiares e, portanto, estão empenhados em defender a ordem no âmbito municipal”.

Diante da criação da Guarda Civil Municipal, viu-se a necessidade da fiscalização do trânsito, pois vivemos numa fronteira seca e as leis de trânsito brasileira não são respeitadas, o fluxo desordenado de motocicletas estrangeiras é uma das causas da lentidão no tráfego, e para atender essa demanda e outras pertinentes ao trânsito, foi criada a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte, que de junho a dezembro deste ano emitiu 553 autos de infração, punindo aqueles que oferecem riscos aos demais, que fazem uso de aparelho de celular enquanto dirigem, que não utilizam o cinto de segurança e muitas outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

O prefeito tornou realidade o Cadastramento de Veículos estrangeiros sem placa que transitam no município, através de Lei 108/2013, e somente assim pôde fazer um diagnóstico da situação, porém há necessidade que todos que possuam motocicletarealizem o cadastramento, pois não existia nenhuma informação anterior que possa subsidiar o executivo, para a efetivação de projetos e tomadas de decisão. Foram realizados cerca de 7000 cadastros e destes, aproximadamente 60% declararam não possuir Carteira Nacional de Habilitação, ficando assim constatado oficialmente o motivo de tantos acidentes envolvendo esse meio de transporte.

Outro trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública refere-se a Defesa Civil, hoje instalada em sede na rua Sete de Setembro. A Defesa Civil possui projetos educacionais desenvolvidos nas escolas municipais, preparando as crianças para eventuais catástrofes. Os alunos são orientados para desenvolver as ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas.

Ponta Porã é uma cidade privilegiada, por ter a primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública do Estado, que atua numa região de fronteira seca, e herda homens dignos que servem com profissionalismo, dedicação e respeito, combatendo com bravura os desafios diários.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue