sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Porã

Seminário discutiu uso de drogas na fronteira

Seminário discutiu uso de drogas na fronteira

27 novembro 2014 - 07h15Por Assessoria




Ponta Porã sediou na última sexta-feira, dia 21, o “1º Seminário Binacional de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas no Território”. O evento contou com apoio da Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), da unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Ponta Porã, por meio do Centro Regional de Referência de drogas.

O objetivo foi promover debates com a sociedade e instituições públicas, buscando a construção de um processo de trabalho em rede, vários profissionais participaram representando as secretarias municipais como Segurança Pública, Assistência Social, Educação e Secretaria de Saúde, além de comunidades terapêuticas e ONGs que trabalham com dependência química. Durante o evento foram entregues certificados para 120 profissionais entre agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, que receberam capacitação para tratar com dependentes de álcool crack e outras drogas.

O evento abordou temas importantes como Assistência ao usuário de substâncias psicoativas nas redes de atenção, ministrada pela Prof. Dra. Cristina Maria Douat Loyola - Pós Doutorado no Center for Addiction and Mental Health / CAMH da Universidade de Toronto-Canadá e Consultora da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde , em seguida ocorreu discussões sobre a rede de atenção na ótica do programa “Crack é possível Vencer”, com a participação do Coronel PM, Reinaldo Medeiros, coordenador estadual da Polícia Comunitária de MS e a Prof. E Dra. Soraya Solon, coordenadora estadual do curso de prevenção do curso de drogas para educadores de escolas públicas – UFMS.
Ainda participaram da abertura do evento, Ney Azambuja, representando a reitoria da UEMS, Cássia Reis, coordenadora do Centro de Referencia de Pesquisa Ensino e Extensão em Drogas e representando a Secretaria de Saúde, Roberto Tibcherani e a secretária de Educação, Denise de Oliveira, e o secretário de Segurança Publica, Ulisses Alcaras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

GERAL

Amazônia: garimpo cresceu 361% em terras indígenas de 2016 a 2022

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil